logo

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Para ver em família- O Milagre de Berna

Colaboração de Eduardo Pereira

titulo original: (Das Wunder von Bern) - lançamento: 2003 (Alemanha)
direção: Sönke Wortmann - atores: Louis Klamroth , Peter Lohmeyer , Johanna Gastdorf , Mirko Lang , Birthe Wolter - gênero: Drama

Um filme equilibrado, que mostra um drama familiar pós guerra e a história da seleção alemã campeã de 1954, sem ser piegas ou obvio demais. Quem é apaixonado por futebol e cinema vai adorar o filme que conta a história de um garoto em busca da figura paterna,de um homem a procura do amor de sua família e de uma nação carente de heróis.

Dois eventos que marcaram a história da Alemanha no pós-2ª Guerra Mundial: a queda do Muro de Berlim e a histórica vitória da Seleção da Alemanha na Copa do Mundo de 1954, que ficou conhecido como o milagre de Berna, numa referência à cidade suíça onde ocorreu o jogo. As lembranças do jogo, que deu à Alemanha seu 1º título mundial, são mostradas através da família Lubenski, que vive na pequena cidade de Essen-Katernberg.

É uma lição de vida, muito bem interpretado e quanto ao futebol dá uma saudade dos tempos em que, além de amadores, os jogadores davam tudo de si para conseguir uma vitória, tudo por garra, coração, entusiasmo, patriotismo. Um filme desses nos emociona e faz recordar melhores tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário