logo

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Todos os casamentos são impossíveis

Por Maria Teresa Serman

O título é terrível, nós sabemos. Mas não resistimos a lhes dar um susto, motivadas pela leitura de um texto muito bom, no blog istoeumpagode.blogspot.com. Dele extraímos o fragmento a seguir.

"O casamento é a realização mais espantosa da humanidade. A mais utilizada forma de transmitir a existência e a única eficaz de transmitir a civilização. Que duas pessoas tão diferentes encontrem uma complementaridade fecunda para a vida e, através da sua união, dêem substância e continuidade à comunidade humana é sublime. Mais ainda, uma descrição objectiva do que está implicado na vida quotidiana de um casal mostra a qualquer observador perspicaz que ele é formalmente impossível. As núpcias que permanecem não são as fáceis e sem problemas, porque essas não há. Todos os casamentos são impossíveis. Alguns simplesmente existem e persistem. Os casamentos que duram constituem a realização mais espantosa da humanidade."

É o que todos pensamos no fundo e não temos coragem de admitir. A convivência de um homem e uma mulher sob o mesmo teto é teoricamente inexequível, ainda mais quando vêm os filhos. Seria hipocrisia afirmar o contrário. Como então conseguimos, os bravos lutadores esperançosos, levar adiante, com alegria e prazer, "a realização mais espantosa da humanidade"?

Além da persistência humana, é vital acrescentar mais ingredientes. Com uma visão rasteira e pseudo-realista, jamais qualquer homem ou mulher obteve sucesso nessa conquista. Aliás, a palavra é esta - CONQUISTA. Que se realiza em pequenas e cotidianas vitórias. Com as armas de sempre - amor, paciência, tolerância, muuuuito bom-humor e Deus. Ele é o terceiro vértice do casal que continua vencendo a "impossibilidade".

Citamos novamente um conhecido autor, a um tempo prático e profundo nos seus ensinamentos sobre as relações conjugais:

"O matrimônio é um caminho divino na terra."

"Mas não esqueçam que o segredo da felicidade conjugal está no quotidiano, não em sonhos. Está em encontrar a alegria escondida de chegarem ao lar; no trato afetuoso com os filhos; no trabalho de todos os dias, em que toda a família colabora; no bom-humor perante as dificuldades, que é preciso enfrentar com esportivismo; é também no aproveitamento de todos os avanços que nos proporciona a civilização, para tornar a casa agradável, a vida mais simples, a formação mais eficaz."

Sem nada mais a acrescentar, só queremos lembrar que o impossível acontece neste mundo o tempo todo, a cada momento, em cada instante de vida de cada ser humano, não é mesmo? Então, por que não insistir em alcançá-lo em algo especial como o casamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário