logo

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 55)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Cuidados com a pele
1 – A. diz: Como um adolescente deve cuidar da pele, quanto a exposição ao sol ? Existe algum creme especial para adolescentes usarem no dia a dia que não faça mal para o futuro?

RESP: Caro A., seria muito bom consultar um Dermatologista que examinará o tipo de pele do Adolescente e indicará com maior precisão qual o creme e o que utilizar para a exposição ao sol, ok ?
Sempre é aconselhável uma consulta pessoal, especialmente em Dermatologia .
Fico às suas ordens, Mannoun

Olheiras profundas
2 - A. diz: Tenho 17 anos e olheiras muito profundas no rosto. O que posso fazer para diminuí-las e qual é a razão de tê-las?
RESP: Caro A., são varias as causas de olheiras e é sempre aconselhável uma consulta a um bom Clínico, que pesquisará as causas e indicará o tratamento a ser feito. Muitas vezes é algo familiar, mas nem por assim pensar se descarta a idéia de uma consulta médica que tem indicação para tranquilidade de quem as apresenta.Se não houver causa clínica, então é a hora de uma boa Cosmetologista e/ou esteticista.
Atenciosamente às suas ordens, Mannoun

Método Billings
3 - L. M. diz: Dra a senhora poderia falar algo sobre o método Billings, suas vantagens no controle da natalidade e qual é a razão deste método ser permitido e das anticoncepcionais não serem? Quem pode fazer este método e a partir de que idade ensinar? Como se pode aprender?

RESP: Cara Sra.L.M.
O método Billings refere-se à observação pelas mulheres, do funcionamento do seu próprio corpo no que se refere às funções ovarianas. Baseia-se no fato de que o mesmo hormônio que amadurece os óvulos nos ovários também produzam, na vulva, uma secreção chama da " muco cervical " que se nota precedendo a menstruação. Percebe-se visivelmente - é uma secreção incolor, viscosa como clara de ovo, que depois amarela e fica mais espessa e cessa . Surge então a menstruação.
É importante esta observação feita por um casal de médicos australianos - o casal Billings ( daí o nome do método ) para ajudar casais que não conseguiam ter filhos. Existe uma Entidade - a CENPLAFAM (Centro de Planejamento Familiar ), onde encontrará minuciosamente as explicações que deseja e que estou tentando resumir.
É uma conduta superior à qualquer contraceptivo porque aproxima e une os casais em torno da VIDA, respeitando os ciclos naturais do organismo humano e não agredindo a mulher com hormônios ou outros métodos que podem causar inúmeros problemas de saúde - basta ler as letrinhas bem miúdas de cada bula de contraceptivos....
Aliás o nome é bem significativo contraceptivos - quer dizer contra = contra e concepção= conceber= vida ! Contraceptivo significa contra a VIDA!...
Esta é a principal razão de se recomendar o método que é a favor da vida - do bebê, da mãe e da família. Fico a seu dispor para não me alongar muito e parabéns por desejar guardar bem sua família e sua vida!
Atenciosamente, Mannoun

3 comentários:

Anônimo disse...

Dra quais são os sinais que podemos observar num filho que demonstre sua homosexualidade? Um menino de 10 anos já pode dar sinais disso?

Helenice Maria disse...

Como falar com uma filha de 14 anos o que deve e o que não deve fazer com o namorado? Aliás devo deixar que namore um rapaz de 19 anos? É perigoso?

Liana Clara disse...

As respostas a estas perguntas e a outras que façam aqui, sempre estarão na segunda feira seguinte a pergunta feita.
Peço que aguardem.

Postar um comentário