logo

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 56)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Sinais diferentes no comportamento

1 – A. diz: Dra quais são os sinais que podemos observar num filho que demonstre sua homossexualidade? Um menino de 10 anos já pode dar sinais disso?

RESP:Caro A. Sua pergunta é extremamente delicada para responder de longe...
Se algo chama atenção no modo de ser dos filhos,vale a pena conversar com o médico da família, ou com um bom profissional a que os Pais tem acesso, o Pediatra ou algum professor dos filhos para que alguém, fora do contexto familiar avalie com vocês a sua preocupação. Revejam os Valores da família e com serenidade reflitam que aos 10 anos o desenvolvimento puberal está em início, as mudanças físicas, emocionais, intelectuais estão se processando e a interferência do meio em que se vive é muito grande.
Aos 10 anos se podem notar gestos, atitudes, preferências nas crianças que chamam a atenção dos pais e familiares para algo diferente. No entanto, uma coisa é a tendência e outra o “rótulo”.
Como os filhos são educados? Quais as preferências, as conversas, os gostos? Como se vive vida em família? Os pais são rígidos, ou permissivos?Que tipo de filmes, programas de TV, internet se assiste? Que comentários são feitos?
Tudo isto pode confundir uma cabecinha que ainda não sabe discernir caminhos e deve SEMPRE haver extrema delicadeza ao se abordar qualquer pessoa, especialmente uma criança e um Adolescente que estão se abrindo para a vida! Uma palavra intempestiva pode ferir magoar, e provocar um fechar-se em si mesmo, causando muito sofrimento desnecessário. Por outro lado, a omissão é também causa de dor...
Minha sugestão é que busquem a orientação de alguém mais próximo a vocês. Em quem confiem e com quem possam - de viva voz- trocar idéias.
Fico a sua disposição para novas informações.
Atenciosamente, Mannoun

Como nam
orar aos 14 anos
2 – H. M.diz: Como falar com uma filha de 14 anos o que deve e o que não deve fazer com o namorado? Aliás, devo deixar que namore um rapaz de 19 anos? É perigoso?

RESP: Cara Sra .H.M. Ninguém tem mais acesso ao coração dos filhos que os pais, especialmente a mãe que está- em geral- mais próxima.
Os Valores com os quais os pais educam os filhos é que orientarão as condutas que eles terão ao longo da vida.
A meu ver, 14 anos é uma idade precoce para um namoro, que deve ser um tempo de conhecimento mútuo para uma escolha de vocação. É idade de ter muitos amigos, sair em grupo, passearem, distrair-se, praticar esportes, ter aulas de teatro, música, dança... Um namoro exige exclusividade e os dois perdem a oportunidade de escolher e fazer boas amizades.
Um jovem de 19 anos já teve as suas oportunidades de fazer amigos, relacionar-se socialmente e está na etapa de poder procurar alguém mais próximo em seu grupo de relações para iniciar um namoro, enquanto que sua filha está vivendo um momento único de estabelecer laços,descobrir e fazer amizades e conviver com elas.
A senhora é mãe, conhece bem sua filha e irá avaliar com o pai, o que seja o melhor para ela.
Fico a seu dispor para outros esclarecimentos que desejar. Atenciosamente, Mannoun

4 comentários:

Anônimo disse...

O uso do ecstasy por adolescente pode causar aborto?
E pode provocar alguma anomalia no bebê?

Anônimo disse...

Estou me separando e gostaria de saber que problemas isto pode causar para meu filho de 13 anos? Ele é um menino muito quieto e não costuma expor seus sentimentos. Como devo agir depois de separada, com as idas e vindas da casa do pai com a nova mulher?
L.S.

Ricardo L disse...

Doutora:

AA senhora hoje respondeu sobre homosexualismo e eu tenho uma dúvida. Sou casado e tenho 4 filhos. O mais velho tem 14 anos e disse para nós que era gay. Nós levamos ele a um psiquiatra depois de muita luta e o psiquiatra disse que se ele era gay deveria só cuidar de usar preservativo e que ele nasceu assim, etc. Disse que não há tratamento para curar homosexualismo porque isto não é doença.

Ficamos perplexos. Que a senhora nos recomenda? Estamos deseperados e moramos em Vitória no Espirito Santo

Liana Clara disse...

As respostas para as perguntas feitas hoje, estarão na próxima segunda feira dia 30/8.

Sempre saem na segunda seguinte a data da pergunta feita.

Postar um comentário