logo

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 57)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

1 - A. diz: O uso do ecstasy por adolescente pode causar aborto?
E pode provocar algu
ma anomalia no bebê?

RESP: Car(o) a.A,
Qualquer droga, lícita ( medicamentos, fumo, álcool ) ou ilícita, utilizada durante a gravidez pode provocar alterações sérias no bebê e por esta razão sempre se recomenda acompanhamento pré-natal por um médico. Ele deve ser informado dos hábitos do casal, alimentação, uso de medicamentos e/ou drogas para bem acompanhar a evolução da gestação e cuidados a serem tomados antes, durante e após o parto.
Pode voltar a falar comigo sempre que desejar! Atenciosamente, Mannoun

2 - A. diz: Estou me separando e gostaria de saber que problemas isto pode causar para meu filho de 13 anos? Ele é um menino muito quieto e não costuma expor seus sentimentos. Como devo agir depois de separada, com as idas e vindas da casa do pai com a nova mulher? L.S.

RESP: Cara Sra.L.S.
Toda separação é traumática para os filhos, porque o ser humano, qualquer que seja sua idade deseja ter os pais juntos, uma vez que em seu coração os pais formam uma unidade inseparável.
Ele é único filho?
Procure conversar com ele serenamente, sem culpar o pai, e tente explicar que o amor abalado entre o casal não compromete o amor dos pais pelos filhos e que ele sempre será amado por vocês, independente de estarem ou não juntos na mesma casa.
Peça ao pai que faça o mesmo e ainda que seu filho seja calado, procurem amenizar seu sofrimento sempre falando bem um do outro,respeitando -se, e a senhora deve fazer um esforço por não fazer perguntas sobre a pessoa com quem o pai está, especialmente nas suas idas e vindas à nova casa.
Proporcione boas amizades ao filho, se ainda não as tem, que pratique esportes, que tenha por perto os tios, padrinhos de quem ele goste e com quem possa abrir seu coraçãozinho.
Vocês têm uma Religião? Importa muito, especialmente em situações semelhantes, acreditar em Deus e praticar sua fé, ter esperança, alegria, bom humor!
Fico a seu dispor sempre que desejar. Afetuosamente, Mannoun

3 – R. L diz: Doutora: A senhora hoje respondeu sobre homossexualismo e eu tenho uma dúvida. Sou casado e tenho 4 filhos. O mais velho tem 14 anos e disse para nós que era gay. Nós o levamos a um psiquiatra depois de muita luta e o psiquiatra disse que se ele era gay deveria só cuidar de usar preservativo e que ele nasceu assim, etc. Disse que não há tratamento para curar homossexualismo porque isto não é doença.
Ficamos perplexos. Que a senhora nos recomenda? Estamos desesperados e moramos em Vitória no Espírito Santo
Caro Sr. R.L.

RESP: Não fiquem tão aflitos- !
Aos 14 anos seu filho está descobrindo sua sexualidade e não nos esqueçamos que há todo um trabalho organizado da mídia para envolver as pessoas e atraí-las para um caminho muito largo que incentiva o " modismo" da homossexualidade .
Muitas correntes da Psiquiatria seguem a filosofia liberal de que se deva respeitar a “opção sexual” de quem quer que seja, entendendo como respeitar, o " deixar acontecer sem maiores esclarecimentos"
. Acontece que um Adolescente ainda não tem definidas suas opções e em se tratando do SEU filho não nos esqueçamos dos seus 14 anos e de que está em pleno desabrochar para a vida .
É dever dos pais buscar todos os recursos ao seu alcance para bem orientá-lo nas suas incertezas, buscas, sonhos.
Por outro lado penso que é muito cedo para que ele se apresente a vocês como “gay", segundo o seu relato. É comum que os Adolescentes gostem de estar em evidência, de causar um choque, rebelar-se ante os valores familiares. Não seria este o caso? Estaria ele imitando alguém que admira?
A família pratica alguma religião?
É bom que os pais busquem pessoas confiáveis, bem formadas e que sejam do seu relacionamento próximo para que, com muitíssima delicadeza e firmeza, orientem a vocês, os pais e tenham acesso ao seu filho.
Que ele se cerque de boas amizades, pratique esportes, dedique-se a atividades recreativas em grupo. Convidem colegas e amigos dele para sua casa,organizem lanches, churrascos, pizzadas, atividades onde vocês possam ver e conhecer gostos, atitudes, relacionem-se com os amigos dos filhos. Não discutam - conquistem a confiança dele !
Esclareço que não importa que o Código Internacional das Doenças, tenha retirado o termo: ”DOENÇA” em relação ao homossexualismo. Nós, os profissionais da Saúde não somos consultados, quando se toma uma decisão deste tipo...
Há toda uma corrente liberalista em voga,que deseja que o ser Humano tenha APENAS um lado ANIMAL, igualando-o dentro da escala biológica animal...
A verdade é que devemos lembrar que existe diferença entre o NORMAL ( o mais freqüente ) e o NATURAL - aquilo que pertence à natureza do SER.
Assim, o SER HUMANO pela lei natural, nasce HOMEM OU MULHER e não é um ente- como desejam - que escolherá um dia o que deseja ser - homem/ mulher ou ambos....Não se deve esquecer que muitos preferem ignorar a diferença entre a TENDÊNCIA e a prática do homossexualismo, bastante confundidas !
EXISTE SIM! tratamento para quem deseje deixar a homossexualidade ou para não ingressar nela. Há psicólogos ( heróicos, porque são muito perseguidos ! )que trabalham com pessoas que desejam deixar a homossexualidade, com bons resultados.
Podem acessar abraceh@urbi.com.br e pedir maiores esclarecimentos.
Fico a seu dispor e peço desculpas pela longa resposta...
Atenciosamente, Mannoun

Um comentário:

Angelo Nogueira disse...

Dra que solução posso dar para uma filha de 16 anos que não respeita mais a mãe e faz questão de desafia-la a todo instante, contrariando as regras da casa e de educação. Fica impossível o relacionamento entre todos em casa e atrapalha na educação do irmão menor.

Postar um comentário