logo

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 54)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Desconcentração nos estudos
1 – L. P. diz: Dra, eu gostaria de saber se existe algum remédio para concentração escolar. Minha filha não há meio de se ligar aos estudos, nem batendo!! E já esta com 16 anos e notas muito baixas neste primeiro semestre. Ponho de castigo, sem saídas e passeios com as amigas. Mas nada ajuda.
Obrigado L. P.

RESP: Caro Sr.L.P. Bater, realmente não funciona em situação alguma! Os filhos se revoltam, ficam inseguros e arredios, o relacionamento se ressente...
Já levaram sua filha ao médico da família? Que diz ele? Há muitas causas orgânicas para a falta de concentração que necessitam ser pesquisadas, inclusive audição, visão, fala. Sugiro que marquem uma consulta com o médico da família e posteriormente um exame com Otorrinolaringologista e Oftalmologista.
Se já passaram por estes profissionais, vale uma consulta com Psicopedagoga ( a Escola pode indicar ) que ajudará sua filha e aos Pais, a localizarem o que acontece e como agir.Quais são os interesses dela ? Artes? Música? Ela gosta das tarefas de casa? Culinária? Quem sabe sua desatenção resida na falta de gosto pelos estudos convencionais? Podemos ser felizes e úteis, produtivos, fazendo aquilo de que gostamos e buscando aí um ofício/profissão.
Olhem para ela com um novo olhar e procurem ajudá-la sem brigar - os estudos virão a seu tempo se for o caso... É verdade que os Pais sempre desejam o melhor para os filhos mas o melhor para nós nem sempre o é para eles....
Pode voltar a falar comigo- fico às ordens! Boa sorte! Mannoun

Dificuldade de escolha de profissão
2 – C. M. diz: Um adolescente de 18 anos já deve ter noção do que deve escolher pra cursar numa universidade ou é normal estar ainda em dúvida, mesmo tendo cursado escolas boas a vida toda?
RESP:Caro Sr. C.M. Hoje as opções de Cursos universitários são tantas e tão diversificadas que se torna difícil, sim, escolher UMA entre tantas, especialmente quando o jovem tem aptidão para várias áreas. O que pode ajudar ?
Vejam com ele quais os seus gostos, quais as suas habilidades, aquilo que desde pequeno o atraia mais, como é de leitura, que sugestões os professores mais chegados podem oferecer e o ajudem mostrando que realmente, a escolha é absolutamente PESSOAL, mesmo que ele peça" socorro" aos pais.
Sem querer, pensando ajudar nós influenciamos e ao querer não desagradar os pais, eles vacilam. Enfatizem que escolha o que escolher, sempre poderá voltar atrás e recomeçar. Isto o ajudará a escolher !
Boa sorte !
Atenciosamente, Mannoun

Posição ideal para o bebê dormir
3 – L. S. diz: Doutora, qual a posição correta para os bebês dormirem. Vou ter uma filha em poucas semanas e me preocupa muito esta história de bebes morrerem dormindo. É lenda isto?
RESP: Cara Sra.L.S. Parabéns para os Pais e BOAS VINDAS ao seu bebê !!!!!!!!
A melhor posição para os bebês dormirem é sempre deitadinhos sobre o lado esquerdo ( para que o estômago fique livre e se houver alguma regurgitação do leite da mamada eles não aspirem).
Não fique ansiosa pensando em bebês que morrem dormindo - não é lenda, mas não acontece isto rotineiramente. Uma criança que é bem cuidada terá a orientação do seu Pediatra e os pais saberão se algum problema necessita uma atenção maior ou não.
Espere alegremente sua filhinha e acolha como uma bênção preciosa esta nova VIDA!
Parabéns aos Pais ! Meu abraço, Mannoun

3 comentários:

Anônimo disse...

Como um adolescente deve cuidar da pele, quanto a exposição ao sol ? Existe algum creme especial para adolescentes usarem no dia a dia que não faça mal para o futuro?

Anônimo disse...

Tenho 17 anos e olheiras muito profundas no rosto. O que posso fazer para diminui-las e qual é a razão de te-las?

Laura Matel disse...

Dra a senhora poderia falar algo sobre o método Billings, suas vantagens no controle da natalidade e qual é a razão deste método ser permitido e das anticoncepcionais não serem? Quem pode fazer este método e a partir de que idade ensinar? Como se pode aprender?

Postar um comentário