logo

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 90)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – A. diz: Dra minha filha tem um hemangioma no rosto, de nascença. Agora ela esta com 14 anos e é muito retraída e vive escondendo o rosto. Somos de Pernambuco, Recife e não temos muitos recursos. O que pode ser feito para minimizar o problema e dar a ela mais segurança? É bem perto da sobrancelha direita.
RESP: Caro (a) A.
Que diz o Pediatra que atende sua filha? Certamente os tranquilizou porque o hemangioma é uma doença benigna, passível de tratamento!
Recife é um grande centro e a Universidade possui excelente Hospital de Clínicas, com ambulatórios de especialidades para atendimento ao público.
Peçam ao seu Médico de família que faça um encaminhamento ao ambulatório de dermatologia ou de clínica e marquem a consulta ( pode ser por telefone ou pessoalmente um dos pais, levando também um documento da filha ).
Hoje existem várias modalidades de tratamento a que ela pode se submeter, mesmo que vocês não disponham de recursos.
Ânimo, portanto e quanto mais rapidamente procurarem esta ajuda melhor, para que ela não se isole das pessoas e das atividades que são próprias de sua idade. É uma fase da vida em que a aparência tem muito peso, sobretudo qualquer coisa que exista na face.
Conversem com ela, marquem logo a consulta, compareçam, sigam as orientações profissionais e Boa sorte!
Fico a seu dispor, Mannoun

2 - A. diz: Olá tenho uma filha de 11 anos, que esta péssima nos estudos, desobediente, desorganizada, respondona, não sei mais o que faço já conversei, já bati, mas nada adiantou estou desesperada, pois todos os dias recebo reclamação dela na escola, esta no 6º ano (5 serie)tem uma irmã de 6 q é seu oposto em tudo. Trabalho fora o dia todo, mas pago uma secretaria para me ajudar em casa, já não sei o que fazer mas me ajudem, sem mas, mãe desesperada a procura de ajuda.

RESP: Cara Sra.A.
Não fique desesperada- procure acalmar-se,sobretudo não bata em sua filha.Procure perceber os gostos dela,comece por dar-lhe mais atenção e especialmente, NÃO A COMPARE COM A IRMÃ !
Ninguém gosta de ser comparado e me parece que ela ficará cada vez com mais ciúmes porque a irmã veio ocupar um lugar que era só dela durante 5 anos !
Ao refletir naquilo que é do gosto da maior, ofereça algo , por exemplo, sair com ela sozinha, ir tomar um sorvete ou fazer um lanche e então volte a falar-lhe sobre seu modo de ser ,perguntando se não deseja uma ajuda para saber controlar-se .Pode ser que ela recuse e faça até malcriação, mas de qualquer modo procure uma boa Psicóloga, marque uma consulta, vá primeiro e abra seu coração.
Não brigue com ela, procure tratá-la com o maior carinho, ajude-a porque ela está pedindo socorro através destas manifestações de rebeldia.
Insista para que ela queira tratar-se. O momento melhor é este, quando ela se prepara para entrar na puberdade.
O que diz o pai? Como é o relacionamento em família?
A secretária que ajuda, é uma pessoa calma, dá atenção igual às duas meninas ou também se impacienta com a mais velha? São muitas as intercorrências que podem estar interferindo, mas creio que um bom caminho seria tentar começar a seguir estas sugestões e comentar o mínimo com outras pessoas este jeito de ser de sua mais velha para que ela não acabe por se acostumar (mesmo sofrendo!) a ter este jeito desordeiro para atrair sua atenção- aquilo que se diz popularmente - falem mal, mas falem de mim...
Boa sorte e fico ao seu dispor, Mannoun

6 comentários:

Anônimo disse...

Tenho um filho de 14 anos e outro de 12 anos e descobri que meu marido esta usando drogas o que devo faz? Estamos morando longe das famílias de nós dois e somos só nós quatro aqui. Estou pensando se devo fugir com os garotos e voltar pra minha cidade. Ele esta usando drogas já tem 3 anos , foi assim que viemos pra cá e só agora descobri.

Liana Clara disse...

Cara anônima, peço que aguarde sua resposta que estará aqui no blog na segunda que vem, dia 30/5.
Não faça nada precipitadamente, esfriar a cabeça antes de tomar qualquer atitude é fundamental para não se arrepender depois.
A Dra Mannoun sempre responde as segundas no nosso blog.

Anônimo disse...

Minha filha tem 8 anos , mas já está namorando um garoto da escola que é o garoto mais bobalhão,mais travesso e ainda por cima pensa em muita besteira e fala muitos palavrões.
O que posso fazer para ela desistir de namorar ele e de namorar aos 8 anos?
Agardo sua resposta , Maria Clara Silva

Liana Clara disse...

Maria Clara sua resposta dada pela Dra Mannoun estará aqui no BLOG na próxima segunda, dia 30/5.
Peço o favor de aguardar até lá, um abraço

Anônimo disse...

Olá , sou a mae desesperada, muito obrigada pela resposta e desculpe-me a minha impaciencia!
um muito obrigada.
Sem mas Mãe deseperada.

Liana Clara disse...

Mãe desespera, todas nós ficamos assim em alguma época da adolescência dos nossos filhos. Espero que continue nos visitando e contribuindo com suas perguntas. Abraços Liana

Postar um comentário