logo

domingo, 15 de maio de 2011

TORTA DE MAÇÃ com massa podre

Uma receita muito gostosa que a garotada adora.

Ingredientes:
500g de farinha de trigo
200g de margarina
150g de gordura vegetal
2 gemas
1 xícara (café) de água gelada
1 colher (chá) de sal
Modo de preparo:
Peneire a farinha numa tigela, adicione a margarina e a gordura vegetal. Misture com as mãos até ficar parecendo uma farofa. Acrescente as gemas, a água temperada com o sal e misture tudo, sem trabalhar muito a massa que deve ficar homogênea, mas quebradiça. Forme uma bola e deixe descansar por meia hora na geladeira.
Enquanto isso separe uma forma com fundo removível e reserve. Coloque a massa na forma, vá abrindo com as mãos e forre toda a forma, procurando manter a mesma espessura em toda a superfície.
Fure com um garfo toda a base da torta, para que não estufe quando assar. Asse em forno pré-aquecido em temperatura média (180°C) durante uns 20 minutos ou até dourar. Use recheio doce ou salgado de sua preferência.

Recheio de maçã
Ingredientes:
10 maçãs médias
2 xícaras e meia (chá) de açúcar
1 lata de creme de leite
2 colheres (sobremesa) de canela
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 paus de canela
1 colher (sobremesa) de rum (opcional)
Modo de preparo:
Descasque 7 maçãs, retire as sementes e corte-as em pedaços pequenos. Ponha em uma caçarola 2 xícaras (chá) de açúcar, os paus de canela e o rum, cozinhe por cerca de 10 minutos até que a maçã esteja mole. Bata no liquidificador as maçãs com o creme de leite, a canela em pó e a farinha de trigo. Leve ao fogo, mexendo por cerca de 8 minutos até ficar espesso. Recheie a massa de torta e reserve.
Em uma panela, aqueça 1 xícara (chá) de água e meia xícara (chá) de açúcar. Adicione as maçãs restantes, cortada em fatias finas (meia lua) e cozinhe até ficarem transparentes. Decore a torta com as fatias de maçã e leve para gelar por 4 horas no mínimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário