Todos já fomos atores involuntários naquela famosa cena em que o filho pede um bri

É recomendável instruir os filhos, desde bem pequenos, para que não peçam coisas nas lojas, ou pelo menos que o façam em voz baixa, só para que a mãe os ouça. Se agirem desse modo, que eles saibam que o objeto de desejo talvez ainda possa ser adquirido em data posterior e ocasião pertinente. Não diga dramaticamente que não tem dinheiro, mas que este será usado para compras mais urgentes e vitais, e dê-lhes exemplos concretos.
Não se deixe chantagear para diminuir sua culpa de não dar a atenção devida. Quando uma criança reclama que o pai ou a mãe está trabalhando demais, é bom examin

Pior é dar isso como desculpa para não estar presente. A criança se sentirá culpada e ficará ainda mais frustrada. Sejam honestos e firmes nas respostas, pois os filhos não se deixam enganar, são espertos e podem fazer o jogo inverso, usando a mentira para chantagear os pais.
Deve-se ensinar a

A mesada é um poderoso aliado da economia familiar e um instrumento eficaz de autocontrole, para pais e filhos. Outro recurso é dar-lhes tarefas extras, não as que já lhes cabem, e recompensá-los por elas, sem esquecer de ser justos, não perdulários. Mesmo que o dinheiro sobre, ele deve faltar no bolso dos pequenos, para que deem valor ao esforço que custou aos pais ganhá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário