logo

terça-feira, 24 de maio de 2011

Felicidade e fidelidade

Por Rafael Carneiro Rocha

Caros amigos do “Negócios de Família”, há poucos dias estive com um conhecido de vocês. Relato a experiência, porque a figura da qual falarei tem muito a iluminar a nossa época.

Dom Rafael Llano Cifuentes visitou Goiânia nos dias 14 e 15 de maio para conferências com religiosos e famílias. Foi uma iniciativa da Arquidiocese de Goiânia em conjunto com as irmãs do Instituto Coração de Jesus. Além da honra dele ter abençoado meu noivado com a Gabriely, o Bispo Emérito de Nova Friburgo e fundador do Instituto Pró-Família, me alegrou por difundir a sua tese simples e profunda.

A felicidade fundamentada na fidelidade foi o grande tema tratado na sua visita. Em vários de seus livros, Dom Rafael fala, além da semelhança fonética, sobre a relação íntima entre felicidade e fidelidade. Só é possível criar felicidade neste mundo se formos fiéis aos compromissos que assumimos em nossas vocações.

Naturalmente, quem comete infidelidade de qualquer tipo se distancia da felicidade. Hoje, infelizmente, o próprio poder público se comporta de modo a ignorar as fundamentações da fidelidade. Políticos, juristas e legisladores que, teoricamente, deveriam zelar pelo bem da sociedade estão cada vez mais inclinados a distorcer as bases civilizatórias.

As propriedades naturais do matrimônio (unidade e indissolubilidade), fundamentais à felicidade social, são demolidas aos nossos olhos quando assistimos a medidas estranhas, como facilitações às separações judiciais (o "divórcio express") e permissões a uniões conjugais entre pessoas do mesmo sexo.

Eu penso que devemos denunciar esses erros com firmeza, mas não temos motivos para qualquer tipo de desespero, ainda que, socialmente, sejamos minoria. Ouvir uma pessoa lúcida como Dom Rafael, cuja palavra atinge a muitos, é motivo de grande comemoração. Existem pessoas inteligentes neste país, que ainda tem a liberdade para falar o que precisa ser dito!

O pensamento claro, bem humorado e equilibrado, quando triunfa em nossos corações, é capaz de inspirar, aos poucos, o mundo que nos rodeia. De Dom Rafael, guardarei o sorriso caloroso que ele manifestou para a Gaby e para mim algum tempo depois da bênção. A felicidade vivida na fidelidade começa em nossas casas. Sejamos confiantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário