logo

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 88)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – C. D. diz: Gostaria de saber se é perigoso e quais consequências de uma cirurgia de redução do estomago numa adolescente de 17 anos que sempre foi gorda desde pequena e hoje pesa 110kg com 1 metro e 60. Ela sofre muito com as rejeições dos amigos e colegas.

RESP: Caro Sr, C.D.
Não sei se na idade dela já fazem este tipo de cirurgia. . Que diz o Médico que a acompanha? Ela já foi atendida por Nutricionista e Psicólogo para tentar melhorar seu dia a dia, seu peso, seu relacionamento, sua própria imagem? A cirurgia de redução do estômago- em geral - é indicada quando falham os outros tratamentos clínicos. Ela faz esportes, tem atribuições em casa, passeia, tem amizades boas? Tenham sempre em vista o fato que me relatam, "de que ela é gorda desde pequena " o que merecia uma atenção mais especial desde então por profissionais especializados. Penso que vale a pena deixar a ideia da cirurgia para um tempo posterior, caso não tenham ainda feito outras tentativas de tratamento clínico e/ou estas não surtam o efeito desejado. Todo ato cirúrgico é delicado e cria uma expectativa que pode depois não corresponder nos resultados, especialmente no componente emocional. Em todo caso, seria interessante no momento, consultar um gastroenterologista da confiança da família, pedindo sua opinião, numa consulta em que ela esteja presente também. Fico a seu dispor para outras informações. Mannoun

2 – L. diz: Descobri que meu filho de 15 anos esta fumando, achei cigarros nas coisas dele, mas não sei como falar com ele sobre o assunto e nem como convencer a não fumar, pois eu e o pai fumamos também.

RESP: Cara Sra.L.
Não tenha receio em falar abertamente com ele, mostrando todos os inconvenientes do fumo, especialmente porque os pais fumam. Comente que gostaria que ele não seguisse ESTE (mau) exemplo dos pais, e que vocês- pelo menos tentarão também deixar de fumar para o bem de todos. Quem sabe?
Se não há um desejo ainda, da sua parte e da parte do pai de fazer o que sugiro quem sabe por amor ao filho todos sairão ganhando?
Converse com seu marido, reflitam e decidam, porque de fato, nem preciso lhe dizer todos os males que o fumo acarreta à nossa vida!
Boa sorte e vamos à luta! Vale a pena!
Um abraço. Mannoun

3 comentários:

Anônimo disse...

Dra descobrimos um linfoma no pulmão do meu filho de 17 anos, e não sei como falar isso com ele, como devemos proceder pra ele não ficar apavorado? E fazer o tratamento que será necessário?

Anônimo disse...

minha filha de 5 anos tem que retirar uma érnia , mas os colegas dela que veem ela cheinha por causa da érnia ficam dizendo que ela é uma problemática , o que eu faço para ela não bater nos colegas? ( o médico disse que ela não pode fazer movimentos bruscos!)

Fernanda Dhitóry

Liana Clara disse...

Caros anônimos, as respostas estarão no BLOG na próxima segunda feira dia 16/5,
As respostas são sempre dadas na segunda seguinte a pergunta feita.
Obrigada por visitar-nos

Postar um comentário