logo

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 91)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – A. diz: Tenho um filho de 14 anos e outro de 12 anos e descobri que meu marido esta usando drogas o que devo faz? Estamos morando longe das famílias de nós dois e somos só nós quatro aqui. Estou pensando se devo fugir com os garotos e voltar pra minha cidade. Ele esta usando drogas já tem 3 anos , foi assim que viemos pra cá e só agora descobri.

RESP: Cara Sra.
No local em que moram, funciona o Conselho Tutelar? Seria bom que a senhora fosse até lá para conversar com algum dos membros explicando o que está acontecendo e solicitando ajuda. Eles podem marcar uma entrevista com o Senhor Juiz de Menores a quem a senhora pedirá uma orientação segura e efetiva.
Fugir com os filhos não é o melhor caminho para nenhum de vocês!
É necessário agir rapidamente, mas com calma, sem comentar muito com os conhecidos daí, até por respeito a vocês todos como família e ao seu marido.
Se a senhora tem alguma Religião, procure a orientação confiável do sacerdote, do pastor ou do dirigente que são pessoas da Comunidade e conhecem bem o ambiente.
Caso não funcione o Conselho Tutelar, vá ao Hospital local ou Unidade de Saúde e procure um dos médicos de sua confiança - especialmente o Pediatra que atende seus filhos - e relate o que o que está acontecendo, pedindo sua ajuda, mesmo porque seus filhos são meninos e necessitam uma figura masculina saudável com quem se identificar e abrir seu coração.
Não tome atitudes precipitadas mas busque imediata ajuda, explicando aos filhos o que está acontecendo, sem desmerecer o pai, a quem devem sempre respeitar. A drogadição é uma doença que pode ser tratada (é necessário que a pessoa queira !) e os filhos merecem saber que o pai está doente e precisa ser tratado. Por favor, procure logo a ajuda indicada, ok?
Obrigada por dividir sua aflição conosco e fico a seu dispor, sempre que precisar.
Um abraço, Mannoun

2- M. C. S. diz: - Minha filha tem 8 anos , mas já está namorando um garoto da escola que é o garoto mais bobalhão,mais travesso e ainda por cima pensa em muita besteira e fala muitos palavrões.O que posso fazer para ela desistir de namorar ele e de namorar aos 8 anos?Aguardo sua resposta , M C S

RESP: Cara Sra M.C.S.
Como é seu relacionamento com sua filha ? Quais os programas que ela assiste na TV e no computador? É filha única? Como é a Escola em que estuda ?
Veja que começamos pelos VALORES e VIRTUDES que começam a ser introjetados na família e que a Escola deverá incentivar e secundar.
Procure mostrar a ela que na sua idade importa muito ter muitos amiguinhos, conviver com colegas, explicando o que é e em que consiste o namoro e qual a sua finalidade - conhecimento mútuo preparando para um noivado e o casamento, ou seja, para um compromisso.
Ela é inteligente e irá deduzir o que a mãe (e o pai) desejam que ela viva. Acrescente o que é fundamental na idade dela - estudar, brincar, conviver, obedecer aos pais, ter tarefas em casa, ocupar-se do que é próprio para sua idade, uma vez que para tudo existe um tempo!
Mostre que a um bebezinho que ainda não tem dentes não se oferece uma espiga de milho cozido, mas leite, papinhas, e alimentos afins. À medida que cresce, este bebezinho receberá alimentação própria, e o mesmo acontece com as vivências de todos nós.
O exemplo de vida dos pais é essencial na educação, assim, TV, computador, internet, conversas, gestos, atitudes, tudo em casa é motivo de adquirir as Virtudes e os valores que levamos para a vida! Boa sorte e fico às suas ordens! Mannoun

3 comentários:

Anônimo disse...

Lendo sua resposta de hoje eu gostaria de saber o que acha de um rapaz de 20 anos muito fechado em si, bom aluno, trabalhador, mas fico preocupada porque nem namora nem é de conversar a menos que arranquemos assunto dele, mas sempre é muito monossilábico. Será que devo perguntar claramente se ele faz uso de drogas ou isso vai aborrece-lo mais e se fechar mais ainda?

Anônimo disse...

O que fazer quando um adolescente só trata os pais mal? Sou de Salvador e nosso filho esta muito agressivo e só fala conosco gritando ou dizendo grosserias. Ele tem 17 anos e tenho outro mais velho que nunca fez isso conosco.

Anônimo disse...

Meu filho tem 12 anos, eu e ele não conversamos muito nem brigamos, ele é um garoto muito fechado e não tem amigos,outro dia encontrei em seu armário drogas, cocaína,maconha e heroína.
Como posso dizer para ele parar se ele nunca esta em casa, só chega meia noite todos os dias e ele não gosta de conversar comigo?
Telma Santos

Postar um comentário