logo

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Que tal um chazinho?

Por Maria Teresa Serman

O chá, bebida milenar e com adeptos fiéis em todos os cantos do mundo, faz milagres, podem crer. Mas não convém exagerar, porque, como tudo, tem seus efeitos colaterais. Fizemos uma resenha de alguns e seus benefícios:

1- Camomila
As flores tem efeito antiinflamatório, podendo ser usado seu chá em compressas tépidas, nos lugares inflamados. Também é sedativo, antiespasmódico e anticéptico, ótimo para bebês. Relaxa e combate a insônia. Para este fim, também ótimo o de Capim-limão. É importante deixar em infusão por 10 minutos antes de tomar, como todos os outros.

2- Canela
Combate pressão baixa, ulcerações das mucosas, ajuda na coagulação e estimula a imunidade. A canela é antiinflamatória também, boa para afecções de garganta. Melhora o hálito, auxilia na digestão, alivia a artrite e combate o mau colesterol. Mas não deve ser ingerido por gestantes.

3- Guaco
Tem forte atuação no aparelho respiratório; portanto é indicado para gripes e asma, sendo expectorante e antimicrobiano. É um potente sedativo para a tosse. Suas folhas devem estar brilhantes, e são facilmente encontráveis nos hortifrutis.

4- Chá verde
É rico em flavonóides e catequinas (substâncias antioxidantes), auxilia na prevenção do câncer e previne doenças cardiovasculares, diminuindo os níveis de LDL, a porção ruim do colesterol. Ajuda a emagrecer, pois acelera o metabolismo.

5- Maçã
Desinfetante bucal, por ter ação antibacteriana, é também calmante, ajuda a prevenir diarréias e facilita a digestão. É excelente para garantir um sono tranquilo. Receitinha: ferver as cascas e o miolo de 3 maçãs em meio litro de água e coar.

6- Hortelã
Muito aromático, combate a flatulência e a verminose. Auxilia a digestão, atenuando úlceras, gastrite e azia. Use 20 folhas bem verdes para um litro de água.

Consuma seus chás logo após o preparo, para preserva suas propriedades. Pode misturá-los com frutas e adoçar com mel ou açúcar mascavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário