logo

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 89)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – A. diz: Dra descobrimos um linfoma no pulmão do meu filho de 17 anos, e não sei como falar isso com ele, como devemos proceder pra ele não ficar apavorado? E fazer o tratamento que será necessário?

RESP: Caro(a) A. Tranquilizem-se os pais para poderem passar a tranquilidade necessária ao seu filho!
Conversem com ele sobre a descoberta de que existe uma imagem diferente no seu pulmão, que precisa ser melhor investigada.
Aos 17 anos ele já terá percebido que algo não vai bem e seria muito bom o(s) próprio(s) médicos irem explicando o que acontece, se está confirmado o diagnóstico ou se é uma suspeita, quais os passos a serem dados, os recursos disponíveis, onde tratar e como será o tratamento.
São vários os tipos de linfomas e quanto mais cedo procurarem serviços especializados, melhor. Claro que os pais podem tomar todas as informações antes do filho, mas a consulta deverá ser em conjunto, logo a seguir.
O Adolescente ( assim como as crianças e todos nós, em geral ) sentimo-nos sempre muito melhor com a VERDADE, por mais dolorosa que seja !
Se desejarem, vejam pela internet o site da ABRALE ou do INCA ( acessem no google - linfomas ) e terão uma ideia aproximada da doença.
Ideal sempre é ouvir os próprios médicos porque cada pessoa é uma Pessoa e as enfermidades são desta Pessoa específica e não do que se lê ! Os informes são sempre gerais, não específicos. !
Não tenham medo, confiem em Deus, rezem e vão em frente porque vale a pena ! Hoje a medicina avança a passos largos e quanto mais precocemente se age, tais enfermidades podem ser efetivamente curadas, e ele terá sua vida normal!
Fico a seu dispor para outros esclarecimentos, mas sugiro que ajam com a tranquilidade, serenidade, confiança e rapidez que sempre são um trunfo em qualquer doença! Agradeceria que fossem me enviando notícias !
Meu abraço e Boa Sorte!
Mannoun

2 – F. D. diz: minha filha de 5 anos tem que retirar uma hérnia , mas os colegas dela que veem ela cheinha por causa da hérnia ficam dizendo que ela é uma problemática , o que eu faço para ela não bater nos colegas? (o médico disse que ela não pode fazer movimentos bruscos!)

RESP: Cara Sra.F.D.
A melhor coisa a ser feita é operar logo a hérnia de sua filha ! Existe alguma razão para que não haja logo uma cirurgia?
Vale a pena também que seja explicado a ela o que é uma hérnia, ( parece-me bastante inteligente para compreender ) e que ela não é uma criança problemática por esta razão. Ao mesmo tempo acrescentar que em nossa vida sempre haverá alguém que fará brincadeiras conosco... agradáveis ou não .E que não será por esta razão que sairemos por aí dando palmadas...
Não prolonguem esta situação porque ela está sofrendo duplamente- pela hérnia que é desconfortável e pelas brincadeiras dolorosas dos coleguinhas que talvez não consigam entender e avaliar o que ela está vivenciando. Por que não deixá-la em casa enquanto aguarda a cirurgia, recebendo explicação do porque desta atitude para seu bem?
Em casa, façam atividades menos agitadas com ela, tipo pintura, colagem, massinhas, etc., pois creio que estar em casa neste momento, evitaria tais situações delicadas para todos e ela começaria a aprender a lidar com suas emoções.
Fico às suas ordens. Atenciosamente, Mannoun

3 comentários:

Anônimo disse...

Dra minha filha tem um hemangioma no rosto, de nascença. Agora ela esta com 14 anos e é muito retraída e vive escondendo o rosto. Somos de Pernambuco, Recife e não temos muitos recursos. O que pode ser feito para minimizar o problema e dar a ela mais segurança? É bem perto da sobrancelha direita.

Anônimo disse...

Sobre o caso do linfoma, complemento a resposta da Dra. Mannoun: A grande maioria dos linfomas nessa faixa etária é curável. É claro que a chance de cura depende do tipo do linfoma, etc, mas vc pode dizer isso ao seu filho. Será preciso passar por essa fase ruim, de quimioterapia, queda de cabelo, internações, etc. Mas a chance de ficar curado é alta em geral e dependendo do tipo do linfoma pode ser altíssima. Isso não é recente, há 12 atrás, qunado eu comecei a fazer hematologia, a resposta já era muito boa.
Outra coisa é, mantenha os amigos próximos por perto, adolescentes são seres grupais... se o grupo de amigos mais próximos resolver ajudá-lo a batalhar, será ótimo. É claro q quem está gripado ou com febre ou com qq coisa do gênero não deve ir visitá-lo. E todo mundo que o fizer tem que lavar as mãos até o cotovelo, com água e sabão (e antes de lavar tirar anéis e pulseiras). Calma, fé e força pra vocês.

Liana Clara disse...

Obrigada Dra Elaine, pela complementação da resposta sobre Linfoma. Sempre é bom termos mais dados concretos sobre o assunto a explicar aos filhos.

Quanto a pergunta a cima a resposta estará na segunda feira seguinte a pergunta feita, logo será no dia 23/5

Postar um comentário