logo

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 72)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

1 – A. diz: Dra quando uma criança de 11 sofre de abuso sexual como devemos agir, como responsáveis pela criança? E o que ela pensa depois do acontecimento?
RESP: Caro(a) A.
O acontecimento foi com alguém do relacionamento familiar ou estranho? Isto influi nas ações e providências a serem tomadas.
De pronto, a melhor atitude será sempre ficar ao lado da criança com muito carinho, atenção, procurando tratá-la com naturalidade e motivá-la a que fale no assunto, a sós com ela e buscando ouvir com atenção, sem manifestar opinião a favor ou contra- apenas ouvindo atentamente.
Nesta conversa, perguntar se deseja ajuda e que vocês irão acompanhá-la ao medico da família, sempre mais conhecido e da confiança de todos. Este (a) saberá qual a melhor conduta quanto ao que fazer, como, quando e com que profissional.
Um exame físico se faz necessário até para saber se houve mesmo abuso e que tipo de abuso aconteceu o que vai ocasionar exames outros, que o médico saberá orientar, inclusive notificando ao Conselho Tutelar para as devidas providências junto ao Juiz de Menores.
O que a criança pensa depois do acontecido só ela mesma saberá contar e é sempre muito bom que fale e não fique fechada em si mesma!
Fico às ordens para outras informações, mas o carinho e presença constante dos familiares se impõem!

2 – A. diz: Meu filho está com um dos mamilos com um caroço, gostaria de saber se isso é normal, se vai desaparecer, pois ele está com muito medo, me perguntou se era por causa dele se masturbar. Disse a ele que não, mas também não soube responder o porquê disso esta acontecendo, outra coisa que muito me preocupa é que o pai dele sempre teve os dois mamilos meio desenvolvidos, inclusive em outras épocas chegou até a consultar médico, que indicou cirurgia plástica.
RESP: Caro(a) A.
Não sei a idade de seu filho, mas na Adolescência pode acontecer o desenvolvimento de ambos ou de um só dos mamilos e mesmo da glândula mamária como um todo, por influência hormonal. Existe um “caroço " como diz ou é a glândula que aumentou de volume ?
É bom que vá ao médico de família para ser examinado e avaliado quanto ao seu desenvolvimento puberal e que seja acompanhado periodicamente com relação ao crescimento ou não do mamilo, (que em geral começa a regredir, porém muito lentamente, por vezes durante um ano.)
Aproveitem para orientá-lo quanto à masturbação que muitos consideram algo natural, mas que leva ao hábito do prazer buscado por si mesmo e pode acabar gerando deformações na sexualidade saudável ao longo da vida, dificultando um relacionamento sexual normal no casamento, na vida a dois.
Se o pai passou também por um desenvolvimento maior das mamas, existe uma causa familiar, mas nada que o médico de família não possa orientar e ajudar.
Sugiro que não ouçam opiniões de terceiros nem façam comentários mesmo dentro da família- assuntos médicos devem permanecer entre o médico e os interessados...
Continuo a seu dispor. Atenciosamente Mannoun

2 comentários:

Anônimo disse...

Dra é normal um adolescente ficar a dormir o dia inteiro? Ele tem 18 anos e não quer fazer nada, deixa os estudos de lado e fica a dormir o tempo todo e a noite quer ficar desperto.

Anônimo disse...

É normal uma menina de 11 anos ainda ir a noite pra cama dos pais? O que devo fazer pra tirar este costume?

Postar um comentário