logo

domingo, 1 de agosto de 2010

Mês de agosto – mês dos desgostos?

Não sei por que os antigos gostavam de dizer isso, talvez pela rima ou porque no primeiro mês após as férias escolares já dava pra saber como iam as notas das crianças e suas possíveis reprovações.

Os romanos deram ao oitavo mês do ano o nome de agosto, em homenagem ao Imperador Augusto. Ele em si não tem nada de bom ou de ruim, apenas é mais um mês do ano de 365 dias. Bela constatação!

Mas vejamos o que pode ter acontecido em agosto para gerar tal crença?

As mulheres portuguesas nunca casavam no mês de agosto, pois nessa época os navios das expedições zarpavam à procura de novas terras. Casar em agosto significava ficar só, sem lua-de-mel e, às vezes, até mesmo viúva. Os colonizadores portugueses trouxeram essa idéia para o Brasil.

A verdade é que a crença popular de que agosto é o mês de desgosto não é somente um ditado popular que rima; é, também, uma superstição internacional de grande aceitação entre nós, principalmente na zona rural do país. No nosso folclore temos um poema de Pereira da Costa que diz: "Agosto é um mês aziago, é um mês de desgostos; e é de mau agouro para casamentos, mudanças de casa e empreendimentos de qualquer negócio de importância".

Existem muitos registros históricos de desastres e outros fatos ruins ocorridos durante o mês de agosto como: em 1572, quando teve o massacre de São Bartolomeu, que ceifou milhares de vidas;em 1831, os poloneses foram vencidos pelos russos na chamada revolta de Varsóvia e muita gente morreu; em 1844, a França invadiu Marrocos; em 1863, a França dominou o Cambodja.; em 1910, o Japão invadiu a Coréia, às custas de muito sangue; em 1914, começou a 1ª Grande Guerra Mundial; em 1923, a Itália se apoderou, pela força das armas, da ilha de Corfu ; em 1932, Hitler assumiu o governo da Alemanha; em 1937, Pequim foi invadida pelos japoneses; em 1939, iniciam a II Grande Guerra Mundial; em 1945, Hiroshima e Nagazaki foram destruídas pela bomba atômica.

Pra mim o mês é de muitas alegrias, tive um filho neste mês, meus dois avôs nasceram nele. Superstições à parte, temos um mês de tempo bom, céu azul, dia frescos e muito sol e noite amenas, fresquinhas. Bom para fazer um fondue à noite, acolhendo os amigos e familiares. É um mês de retomar as forças para enfrentar os novos desafios da outra metade do ano, tempo para recomeçar as lutas pelas conquistas estipuladas no início dele.

Um mês de muitas coisas boas, como o dia da assunção de Nossa Senhora; dia do aniversário da capital do Mato Grosso do Sul; dia do soldado; das festas e romarias em Portugal.

Portanto, não percamos o rumo, nem nos amedrontemos com lendas e superstições. Sigamos em frente e pensemos que o mês abriga uma grande festa, o Dia dos Pais. Uma das mais pessoas mais queridas ( junto com as mães) que podemos ter é homenageada em agosto. Com o pai à frente, o que pode dar errado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário