logo

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Primeiros dentinhos dos nossos bebês

Quando os dentes estão para nascer, nossos bebês ficam mais irritadiços e chorões, por causa do desconforto que a erupção dos dentes provoca, e acabamos preocupadas, sem saber o que fazer para acalmar o bebê.

Os dentes começam a aparecer mais ou menos aos seis meses de idade, e quase sempre são os incisivos centrais inferiores. Depois aparecem os incisivos centrais superiores, seguido pelos incisivos laterais inferiores. Por volta de um ano e meio surgem os incisivos laterais superiores. Só então começa a erupção dos dentes mais posteriores como os primeiros molares, os caninos e os segundos molares. Porém, só aos três anos, a criança terá todos os dentes de leite. Ao todo, são 10 dentinhos na arcada de cima e 10 na arcada de baixo. Nós mães não devemos ficar preocupadas se até no primeiro aninho do nosso filho, nenhum dente apareça. É normal um atraso de até oito meses.

Os primeiros sinais de que os dentinhos estão chegando são coceira na gengiva pela pressão dos dentes, gengiva mais abaulada e esbranquiçada e aumento da salivação por conta do amadurecimento das glândulas salivares e pela incapacidade do bebê engolir toda a saliva. Todos esses sintomas deixam o sono do bebê mais agitado.

Pode acontecer que neste período da dentição, o bebê coloque mais coisas na boca, para “coçar” a gengiva e ingira impurezas podendo assim ocasionar estados febris, vômitos e diarreias, sintomas sempre relacionados com o aparecimento dos primeiros dentinhos. O ideal é que tenha mordedores limpinhos para massagear a gengiva. O alívio será maior se o mordedor ficar na geladeira, o frio ajuda a confortar a região. Alimentos mais consistentes também ajudarão a massagear a gengiva além de estimular e ensinar a mastigação.

Devemos consultar o pediatra para nos orientar quando será necessário fazer uso de analgésicos e antitérmicos, no caso da irritação ser muito forte. Podemos ainda fazer uma massagem com o dedo indicador em toda gengiva, sempre com a mão bem limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário