logo

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Refeições – ponto de união familiar

Uma coisa que une muito as famílias é a hora das refeições. Todos reunidos em volta de uma mesa  trocam ideias, fazem brincadeiras uns com os outros, brigam, comem e se aquecem no amor familiar.

O jantar é a hora das conversas animadas, de contar o que aconteceu no dia, quando todos chegam a casa, vindo cada um de seus afazeres mais diversos, e podem contar com os ouvidos amigos dos pais e irmãos. Nesta mesa todos sabem que se amam e que um sempre quer o bem do outro, e o ouvirá com interesse, e os comentários que surgirem da conversa, serão todos com o intuito de chegar a um bem maior para quem o contou.

Podemos nos lembrar de reuniões memoráveis que já tivemos, em volta de uma mesa, saboreando uma boa comida ou um lanche improvisado; reuniões por qualquer razão, onde puderam estar irmãos, pais, avós, primos, todos num clima de grande alegria, comemorando a passagem para a faculdade de um, o dente novo que nasceu no pequenino, um filho novo que vai chegar ou até mesmo o onomástico do pai ou do avô, (o dia do santo do nome da pessoa). E cada um no futuro, vai recordar com alegria desses momentos, quando estiver com sua nova família constituída.

Cada prato feito numa refeição festiva tem uma história, ou é o preferido de alguém, ou é o melhor que sabemos fazer, ou apenas é uma razão para tornar o momento mais alegre com jeitinho de comemoração.  O gostoso é estarmos atentos, como pais de família, para transformarmos pequenas ocasiões, em festinhas para a família, para todos estarem reunidos com alegria.

Na nossa casa temos o costume de comemorar todos os bons momentos, os aniversários, as promoções no trabalho, a vinda de algum amigo na nossa casa, os domingos, as grandes festas do ano; e o bom é ver a casa cheia, e como disse o nosso Papa Francisco, sempre pondo mais água no feijão. Tudo é ocasião para comemorar.

As refeições em família envolvem a comida, o carinho, o aconchego, os fiascos, (pratos que não deram certo), as satisfações, (os que foram bem acertados), e acima de tudo os membros da família. Não acabemos com esse belo costume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário