logo

terça-feira, 22 de outubro de 2013

A fase da criança de querer tudo o que vê

Criança pequena tem fases divertidas e outras um tanto chatinhas, como a fase do quero isso, quero aquilo. Eu costumo dizer que é a fase de testar nossa paciência.

Ao sair com  crianças pequenas é bom que dizer antes o que faremos, e se for para compras, é melhor avisar o nosso limite de gasto. E, tanto pais quanto filhos, tem que respeitar as regras, se querem educá-los bem. No caso da regra ser: “temos pouco dinheiro e você não poderá pedir nada extra”, que os adultos façam o mesmo,  e se fixem a lista inicial.

Quando se leva o filho ou a filha para comprar um presente ou roupas deve-se dar também um limite de escolhas, tanto de valor, como de qualidade e de gosto. A criança tem uma tendência a escolher coisas espalhafatosas e que logo ficarão enjoadas e deixarão de usar. Estando junto ao filho, deve-se mostrar coisas que podem ser escolhidas por ele. Quando a compra é de tênis, por exemplo, mostre as opções que ache mais adequadas a ele, caso não goste de nenhuma, dependendo da idade, pode conversar sobre comprar ao gosto dele e o assumir o compromisso de usar, mesmo que depois venha a não achar tão bonito quanto achou no momento em que viu. Isso ajudará a refletir e também aprenderá a assumir responsabilidades por suas escolhas.

Quando o assunto é brinquedo, tudo fica mais delicado, os menores nunca tem noção de preço e de valor dos objetos, portanto, toda atenção é pouca, e toda paciência também, pois eles nos testarão até cansarmos, para que compremos os brinquedos X, Y e Z. Mas, se o objetivo da mãe ou do pai é apenas um brinquedo, faça com que decida por um só. Mesmo que isso custe algumas lágrimas e insistência da parte do filho.

E digo de carteirinha: não comprem quando estiverem no seu limite de cansaço. Nestes momentos de exaustão, depois de caminhar por milhares de lojas, a tendência é ceder e comprar sem medir o gasto maior, só para nos livramos da incumbência e da criança insistente. Deixe para o dia seguinte, pois ambos refletirão melhor e a decisão será mais acertada.

Todas as crianças fazem isso, não é novidade, mas é sempre causa de estresse para os pais. Temos que prepará-los para a vida, e esse aprendizado de querer e só ter quando puder e como puder, servirá para toda a sua vida futura. Precisam aprender a valorizar o que tem e o que podem, o que está dentro do orçamento da família, e ficarem felizes com as aquisições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário