logo

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Envelhecer com dignidade

Meu marido gosta muito de cantar músicas antigas, e sempre que vê alguma cena que venha a se encaixar a uma dessas músicas que conhece, logo começa a cantar. Nesses últimos dias pude observar algumas senhoras e senhores, que fariam jus a uma dessas músicas que ele tanto gosta de cantar e que segue abaixo:

Madame broto que já fez 57,
sofre muito, faz esforço,
pra passar por 27...
Usa uma cinta muito justa na cintura,
a cintura fica fina,
mas por baixo...só gordura...” (desconheço o autor)

Mulheres e homens andam fazendo muito esforço, não só para serem mais magros, mas também por querer passar por uma juventude que não mais existe e acabam virando uma grande caricatura de ser humano. Caras deformadas por Botox, seios siliconados ao extremo, sobrancelhas mais parecendo uma garatuja
esticada até o início da testa; rostos plastificados, roupas de meninotas ou de adolescentes; homens de cabelos tingidos, mas com a raiz branca,  tudo para reviverem uma aparência que jamais terão de novo.

É fundamental que cuidemos bem dos nossos corpos, fazendo exercícios, cuidando da saúde, da alimentação; da saúde mental e espiritual. Mas, é importante que tenhamos consciência da nossa idade e nosso tipo físico, e do que é condizente, para não cairmos no ridículo e fazer com que as pessoas, por trás de nós, fiquem rindo e achando que no mínimo somos velhas e velhos sem noção.

A vida é para ser aproveitada a cada instante, e ela é como um rio, jamais faz seu curso de volta, segue sempre pra frente, para o oceano. Vamos vivê-la intensamente, em cada uma das suas etapas, e tentar tirar o maior proveito delas com respeito próprio e curtindo bem a nossa maturidade do momento.

Ter 60 anos e querer passar por 30, é uma ilusão, por mais inteira ou inteiro que se esteja a “quilometragem da vida” já estará rodada, e de uma forma ou de outra, a máquina mostrará sua idade.

Que tenhamos alegria para viver e para lembrar-nos dos nossos bons momentos que já vivemos e continuarmos alegres e de cabeça erguida no nosso tempo que ainda temos pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário