logo

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Dia nacional da vacinação - 17 de outubro

Vacinar os filhos é dever de todos os pais. Para proteger as crianças contra várias doenças típicas da infância,  é uma forma bem mais fácil e sem riscos para a vida, do que ter que tratar a doença.
A vacinação no Brasil surgiu no início do século XX, nessa época não existia saneamento básico nas capitais, o que comprometia a saúde das pessoas com epidemias de febre amarela, varíola e outras doenças.

Oswaldo Cruz, médico sanitarista, foi nomeado para chefiar o Departamento Nacional de Saúde Pública, a fim de promover uma revolta sanitária em razão das necessidades do país. A população da época não recebeu com bons olhos a vacinação em massa, pois foi feita de forma arbitrária, com os agentes de saúde invadindo as casas, para que todos tomassem a vacina da febre amarela. Muitos tinham medo e achavam que aquilo não resolveria e ainda poderia causar algum mal a saúde.

Hoje temos consciência de que  a vacinação é importante para a vida, pois garante a imunidade contra as doenças. A vacina leva ao organismo uma pequena quantidade de vírus ou bactérias, fazendo com que o corpo reaja sobre os mesmos, não deixando que se proliferem e causem as doenças. Assim, quando a pessoa tem contato com os mesmos, através de pessoas doentes, seu organismo já criou anticorpos, formas de se defender, que não permitem que a doença se instaure.

As principais vacinas são a BCG, que protege contra a tuberculose; a Tríplice, contra difteria, tétano e coqueluche; a Tríplice Viral, contra sarampo, caxumba e rubéola; a vacina contra Hepatite B; a HIB, que protege contra a meningite; dentre várias outras.

Toda criança deve ter seu cartão de vacinação e seus pais devem mantê-lo em dia.  E estarmos sempre atentos às campanhas de vacinação, mesmo depois que nossos filhos completem dez anos de idade. E todas as vezes que formos viajar para lugares de grande probabilidade de doenças como a febre amarela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário