logo

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ao mestre com carinho

Hoje é um dia de grandes comemorações e agradecimentos aos nossos queridos professores que já passaram por nossas vidas , e pelos que ainda estão nos transmitindo alguma cultura a mais. Pena que atualmente, os professores estejam tão desrespeitados e tratados sem seu devido valor, tanto financeira como moralmente falando.

A criação da data para essa comemoração, se deu em virtude de D. Pedro I,  que no ano de 1827, decretou que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, as quais foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”.

Nossos mestres, junto com nossos pais,  foram as primeiras pessoas a nos mostrarem novos horizontes, a nos proporcionarem conteúdo para sairmos da nossa ignorância nata.

Pessoas abnegadas que seguiram sua vocação de ensinar,  e desde seu período de formação, eles desenvolveram  habilidades para  lidar com crianças e jovens em fase escolar, como metodologias de trabalho e didática de ensino.

O professor  é reconhecidamente  o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula e atende a cada aluno que esteja sedento pelo saber.

Isso acontece em razão de seu modo de agir e  a maneira como conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo;  fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.

Todos os professores merecem nosso reconhecimento e nosso carinho, não só no dia de hoje, mas também em todos os outros dias do ano.

Só tenho o que agradecer a minha professora Juliana que me alfabetizou, a D. Célia que me aguentou todo o primário,  e a todos os outros professores que passaram pela minha vida escolar. E também as queridas professoras que me socorreram e me socorrem até hoje, com a nossa língua portuguesa: Judith e Maria Teresa.

Vamos tentar, cada um de nós, lembrar-nos dos professores que passaram por nossos vidas e pedir a Deus por cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário