logo

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Uma bela homilia para as Famílias.

Seguem trechos da homilia de Dom Francisco Pérez, Arcebispo de Pamplona,em Torreciudad, Espanha,  sobre a família.

Queridos, aqui, em comunhão, e em união com Cristo, em comunhão com o Papa Francisco, eu transmito o que o Senhor quer dar a seus corações. Caro casados, vocês são a esperança da nova evangelização.

Maria nos convida a levantar os nossos olhos e nossos corações para o céu. E nós fazemo-lo a partir da família cristã, olhando para Santa Cruz, que é o nosso sinal de salvação.

A família cristã está de frente para a cruz. Sempre que olhamos para a cruz são criados em nós dois sentimentos que podem parecer contraditórios: amor e dor. No entanto, tudo se harmoniza: o modo de vida dos indivíduos, famílias, povos, e da humanidade. A cruz de Jesus nos ensina que não há amor sem dor. Ele nos amou e abraçou a cruz para nos salvar. Isso fez com que a dor fosse a fonte de redenção. Amor e dor são dois semicírculos que juntos formam um anel de compreensão, misericórdia, perdão, fidelidade, generosidade, fertilidade e doação total. Dentro desse círculo está parte da vida da família cristã.

O anel de casamento é o sinal do amor e da dor compartilhada por famílias cristãs. Isso se aprende no dia a dia olhando para a cruz. Nós imaginamos que essas cruzes das famílias, não são secas e estéreis, mas a floração; fértil em frutos e gloriosas. São cruzes da vida e da salvação.

Certamente há muitas pessoas aqui que carrega no peito a imagem da Santa Cruz. Este sinal de amor e dor é o nosso sinal de resgate, identificação mais clara. Estão presentes em todos os ambientes em que a nossa vida se desenrola. Crisóstomo diz: " Que ninguém se envergonhe dos símbolos sagrados de nossa salvação. Vamos em todos os lugares com a cruz de Cristo  como uma coroa. Tudo, na verdade, vem a nós através da cruz. Em todos os lugares é sempre o símbolo da vitória. Porque este é o sinal de nossa salvação, o sinal da liberdade da humanidade , o sinal da bondade de Deus para conosco ".

Todos nós nos machucamos com as cruzes e, por vezes, rebelamo-nos contra elas. Mas é uma parte inevitável da jornada humana na Terra. Oh, se soubéssemos abraçar a cruz e colocar mais confiança no Senhor! Então, poderíamos ir muito melhor. Em Maria temos um exemplo incomparável. Nossa Senhora das Dores foi ao pé da cruz onde Jesus estava pendurado, nesta cena encontramos o mais perfeito equilíbrio entre o amor e a dor.

A Virgem Maria, como mãe não se cansa de esperar e nos ajuda em tudo o que acontece. E assim, entreguem seus filhos à Virgem. Entreguem seus problemas, ela sempre é a esperança. Maria nos ensina a viver com a cruz de cada dia.

Sem dúvida, vocês estão inquietos porque querem dar o melhor aos filhos. Tudo passa por suas mentes, como um filme rápido: cuidados e sacrifícios para a sua educação, saúde e o caminho na vida. Talvez alguns de vocês perdeu um filho, mas para tudo Maria tem conforto e esperança.

A Mãe está sempre conosco e nos ensina a maneira mais concreta a tomar as cruzes que tocamos na vida. Que a Virgem nos leve pela mão neste novo tempo, e junto com os familiares rezem o terço todos os dias. As graças serão abundantes, garanto-vos. E, acima de tudo, olhar para a Virgem e imitar a Virgem. E vamos orar de uma forma especial para que haja famílias santas; para todos nós percorrermos o caminho da santidade, e para ter vocações para a vida consagrada ao sacerdócio. Que a Virgem, no sorriso que agora derrama sobre vocês, os façam felizes e mostre-lhes que ela quer o melhor para vocês e seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário