logo

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O dia das bruxas e nossas crianças

O conhecido e divulgado Halloween, dia das bruxas, é uma festa de origem inglesa, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos, como Celtas do século 3. E  é muito festejada nos Estados Unidos. É uma comemoração de origem pagã, na véspera do dia de todos os Santos, para se comemorar, como hoje falam as crianças: gostosuras ou travessuras.

A origem desta festa Celta na Irlanda era para comemorar o fim do verão, e como os Celtas tinham uma religião chamada druidismo, que cultuava os mortos, faziam celebrações neste período. Conta-se que para eles, o lugar dos mortos era um lugar onde não haveria fome nem dor. As festas eram presididas pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo. Daí então, a festa vem sendo modificada até os dias de hoje, e pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um caráter completamente distinto do que tinha ao princípio.

 Nas comemorações atuais do Halloween, podemos notar a presença de muitas coisas ligadas ao folclore. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados para festa estão repletos de bruxas,  vampiros, esqueletos, fantasmas e monstros, tentando criar um clima de terror, deixando assim a festa mais  pagã.

Por trás das brincadeiras inocentes das crianças que participam dessa festa, orquestrada pelos adultos, existe um interesse em amedrontar todos aqueles que estão por perto. Tentando cultuar a morte através do medo, como se todos fossem ter um dia esse fim tenebroso, mostrado pelas fantasias grotescas e de mau gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário