logo

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Ensinar em casa sobre sua fé

A melhor maneira de ensinar aos filhos a ter fé, é dando o exemplo. Eles conhecerão a Deus, na medida em que nos vejam tendo um trato visível com o Todo Poderoso.

O casal deve decidir, o que quer para seus filhos. Inclusive a fé que irão professar e transmitirão a eles. Decidido isso, devem, iniciar bem cedo com as crianças, para  que se  familiarizem com a crença. Mas, para isso é necessário que os pais  tenham um conhecimento grande da sua doutrina e um trato constante com Deus.

Na minha família optamos pela fé católica, meu marido, começou a ensinar a doutrina para cada um dos filhos, desde bem pequenos. Sempre rezávamos com as crianças, pela manhã e a noite; e íamos a missa todos os domingos, levando-os conosco e mantendo-os ao nosso lado. Não digo que não foi trabalhoso, que não nos custou esforço, firmeza e atenção redobrada, mas valeu a pena. Hoje, todos são fiéis a doutrina católica. E felizes por ter essa fé sólida.

Existem bíblias católicas para crianças, que ajudam a ensinar, através de histórias contadas de forma simples, sem modificar seu conteúdo original. Como a A Bíblia para todas as crianças, de  FEDERICO DELCLAUX | Ed Quadrante.

Ela conta as belas histórias dos grandes personagens do Antigo Testamento – Abraão, Isaac, Jacó, Moisés, etc. – e também as comoventes passagens da vida de Jesus entre nós – os seus milagres, a sua Morte e Ressurreição.

Existem também vários livros ilustrados que ensinam as orações básicas, como: 

As minhas primeiras orações - totalmente ilustrado, reúne orações muito simples, mas profundas para diversas situações. É uma forma divertida de ensinar as crianças a rezar , para pais e filhos rezarem juntos todos os dias. Da Paulus Editora.

Ave-Maria -  Também ilustrado, ensina uma das mais antigas orações, prova da devoção por Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. Da Paulus Editora.

Anjo da Guarda - Os anjos são a voz de Deus que nos orienta e a Sua mão que
nos protege. Da Paulus Editora.

Pai Nosso  - é a oração que Jesus ensinou aos apóstolos. É a forma de toda a gente rezar a Deus. Da Paulus Editora.

É muito bom iniciarmos as crianças na fé, com doçura e suavidade, para que aprendam a amar a Deus em seus pequeninos corações, sem medo, com alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário