logo

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A natureza a nosso serviço.

No dia 4 de outubro comemora-se o dia da natureza. O povo criou uma data para comemorar o dia da Natureza, e eu me pergunto se não é o caso de todos os dias nos preocuparmos com a natureza e cuidarmos dela?

A cada dia nós, seres viventes da terra fazemos uso de tudo aquilo que não foi criado pelo homem, mas que constitui o universo, como rios, mares, plantas, florestas, animais, minerais e até o próprio homem. E não nos preocupamos com os cuidados maiores para preservar tudo isso.

Chamamos de natureza o mundo no qual o homem vive e existe independente das atividades do mesmo. Com a evolução e as facilidades da vida moderna, o homem passou a modificar a ordem natural das coisas, e assim prejudicando o equilíbrio do meio ambiente. Destruído a natureza sem se preocupar com os prejuízos que sofrerá num futuro bem próximo.

Temos que aproveitar todas as ocasiões para educarmos nossos filhos, no sentido de serem conscientizados a cuidar do meio em que vivem. Assim evitamos maiores perdas na natureza. E eles crescerão cientes das suas responsabilidades no mundo em que vivem.

Estaremos cuidando dessa educação quando não permitimos que joguem lixo nas ruas, quando ensinamos a recolher o que usamos num piquenique, quando não soltamos balões com buchas que podem causar incêndios, quando não deixamos desperdiçar água na hora dos banhos, e quando fazemos tudo isso dando a verdadeira razão de se evitar cada uma dessas coisas.

É importante que o homem crie consciência ecológica, mas também crie a consciência de que o homem faz parte dessa natureza e também precisa se dar ao próprio respeito. A degradação ambiental trará malefícios para as gerações futuras. E, se não houver respeito ao homem, também não existirão gerações futuras para usufruir de toda a natureza.

Vamos nos preocupar sim, com o ambiente onde vivemos, com a camada de ozônio que tem sido destruída pelo aumento dos meios de transporte que circulam no mundo, pela poluição das indústrias, por queimadas, pelo uso excessivo de sprays e produtos químicos. Isso ocasiona o aumento da temperatura da Terra, além de causar as chuvas ácidas, tufões, tsunamis, terremotos, etc. Porém, que tudo isso seja para servir ao homem na sua existência digna de um ser humano, criado a imagem e semelhança do nosso criador.

Um comentário:

Patricia disse...

Muito boa essa reflexão e a última ilustração, do pequeno e delicado SER HUMANO em desenvolvimento é LINDA!

Postar um comentário