logo

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

EmContando – 55 - Amor: a força criadora

Um professor de sociologia da Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, incumbiu seus alunos de entrevistarem duzentos meninos dos bairros mais pobres da cidade e depois, através da história de cada um, determinar a sua probabilidade de sucesso no futuro. Pela avaliação feita, nenhum daqueles meninos teria chance de sucesso. Constava na ficha de cada um deles: “SEM CHANCE”.

Vinte e cinco anos depois, outro professor de sociologia, da mesma universidade, encontrou os relatórios dessa pesquisa e muito surpreso, decidiu dar prosseguimento ao projeto. Ele, por sua vez, encarregou seus alunos de procurarem os duzentos meninos, agora adultos, e de descobrirem o que havia acontecido a cada um deles. Dos duzentos, vinte ou se mudaram ou morreram. Dos cento e oitenta entrevistados, cento e setenta e seis eram advogados, médicos ou homens de negócios. Quando lhes foi perguntado a que atribuíam seu sucesso, todos, sem exceção responderam:

“Nós tivemos uma professora ...”

A professora ainda estava viva e foi encontrada. Era muito idosa, mas perfeitamente lúcida. O professor perguntou que fórmula mágica havia usado para tirar aqueles meninos das favelas e transformá-los em homens tão bem sucedidos.

Com os olhos brilhantes  e um encantador sorriso, a velhinha disse apenas:

“Na verdade foi muito simples. Eu amava aqueles meninos”.

Eric Butterworth (  In: Chicken Soup for the Soul – 1)

PARABÉNS! Um abraço amigo a todos os professores pelo seu dia. 
                                                                                                                        Agnes

Nenhum comentário:

Postar um comentário