logo

sábado, 26 de outubro de 2013

Quando a criança acorda fora de hora

É normal que nossa criança tenha um horário para dormir e para acordar já de rotina. Mas, existem dias em que resolvem acordar mais cedo do que o costume, e nós mães e pais queremos ficar mais uns minutinhos dormindo. Isso costuma gerar alguns conflitos e desentendimentos na família.

A criança pode acordar mais cedo, porque sente fome, frio, está molhada, ou teve um pesadelo, nestes casos não há nada que possa fazer sozinha, teremos que socorrê-la de imediato e resolver o problema. E, às vezes, um copo de leite, uma roupa sequinha ou cobertas quentinhas, resolvem o problema e volta a dormir.

Existem ocasiões em que a criança desperta mais cedo, sem razões aparentes e logo querem a companhia de alguém, e para isso sugiro que deixem por perto dela um “saquinho de acordar”.

O saquinho ou caixa deve conter coisas que sirvam para distrair a criança por mais alguns minutos, pela  manhã, deixando-a em segurança e distraída, para que seus pais possam descansar por mais algum tempo. Deve ficar ao alcance da criança e ter brinquedos próprios para sua idade. E será importante mudar de quando em quando o conteúdo do saquinho, para que ela não se canse e seja sempre uma nova surpresa.

Ideia para se colocar: cubos de plástico empilháveis, bichinho de pelúcia, um chocalho; para crianças maiores, um potinho de passinhas para comer, um livro bem ilustrado, um carrinho de montar. Atenção para evitar pecinhas pequenas que possam ir para a boca. Assim ela aprenderá a ficar sozinha e mais relaxada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário