logo

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O que fazer para ter mais leite

Para as mães de primeira viagem, que sofrem muito com os palpites de todos que vem visitar o bebê e gostam de dizer que a criança está chorando porque a mãe tem pouco leite ou porque seu leite é fraco, eu digo com toda certeza: isso é mito!

O leite materno é produzido sob demanda. Quanto mais o bebê suga, mais a mãe o produz.  Confiem  na sua capacidade de amamentar e tudo ficará bem.

 Podemos dar uma dica para as mães novatas: procure oferecer o peito com frequência, sempre que o bebê quiser, de dia e de noite, a qualquer hora. Livre demanda. Certifique-se de que ele está bem acomodado no seu colo e pegando o bico da mama corretamente.

As duas mamas devem ser esvaziadas a cada mamada, alternando a ordem de início (comece uma mamada com o peito que terminou a última)., para que seu bebê aproveite de todas as substâncias do seu leite e  beba o leite mais gordo também.

 Beba mais líquido (no mínimo dois litros de água) e se possível, repouse entre as mamadas. Fuja do estresse, que atrapalha e muito o afluxo de leite. Fuja dos chatos que enchem a cabeça da mãe com conceitos antigos e sem valia.

Respirar fundo, e soltar devagar, ajuda a diminuir as tensões. A divisão das tarefas com outra pessoa,  tanto da casa quanto do bebê também ajudam a relaxar.

No caso de bebês prematuros, que não podem mamar, faça você mesma a ordenha, sugiro alugar uma ordenheira elétrica. Isso ajuda a manter a produção. E o leite poderá ser congelado para usar no hospital ou até depois mesmo, em casa, quando precisar sair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário