logo

domingo, 16 de junho de 2013

SANTIFICAR A ATIVIDADE DE TRABALHAR

Uma expressão de São Josemaria(Escrivá), que saía com frequência dos seus lábios e da sua caneta, introduz-nos no esplêndido panorama da santidade e do apostolado no exercício de um trabalho profissional: para a grande maioria dos homens, ser santo supõe santificar o próprio trabalho, santificar-se em seu trabalho, e santificar os outros com o trabalho.

São três aspectos de uma mesma realidade, inseparáveis e ordenados entre si. O primeiro é santificar – fazer santo – o trabalho, a atividade de trabalhar. Santificar o trabalho é tornar santa essa atividade, fazer santo o ato da pessoa que trabalha.

Disto dependem os outros dois aspectos, porque o trabalho santificado é também santificador; santifica-nos a nós próprios e é meio para a santificação dos outros e para inundar a sociedade com o espírito cristão. Convém, portanto, que nos detenhamos a considerar o primeiro ponto: o que significa tornar santo o trabalho profissional.

 "É imprescindível procurar de um ou de outro modo a presença de Deus".

Um ato nosso é santo quando é um ato de amor a Deus e aos outros por Deus, um ato de amor sobrenatural – de caridade – o que pressupõe, nesta terra, a fé e a esperança. Um ato assim é santo porque a caridade é participação da infinita Caridade, que é o Espírito Santo [16], o Amor subsistente do Pai e do Filho, de modo que um ato de caridade é um tomar parte na Vida sobrenatural da Santíssima Trindade, um tomar parte na santidade de Deus.

O trabalho santifica-se de fato quando se realiza por amor a Deus, para dar-Lhe glória – e, consequentemente, como Deus quer, cumprindo a Sua Vontade, praticando as virtudes cristãs informadas pela caridade – para oferecê-lo a Deus em união com Cristo, já que «por Ele, com Ele e n’Ele, a Ti, Deus Pai Todo Poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória».
Coloca um motivo sobrenatural na tua atividade profissional de cada dia e terás santificado o trabalho. Com estas breves palavras, o fundador do Opus Dei mostra a chave da santificação do trabalho. A atividade humana de trabalhar santifica-se quando se leva a cabo por um motivo sobrenatural.

O decisivo não é, portanto, que saia bem, mas que trabalhemos por amor a Deus, já que isto é o que Ele procura em nós: Deus olha o coração. O decisivo é o motivo sobrenatural, a finalidade última, a retidão de intenção da vontade, o realizar o trabalho por amor a Deus e para servir os outros por Deus. Eleva-se assim o trabalho à ordem da graça, santifica-se, converte-se em obra de Deus, operatio Dei, opus Dei.

Do site www.opusdei.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário