"Você chamou alguns amigos para estrear a sua churrasqueira no final de semana e já tem a comida sob controle, então que tal surpreendê-los com a bebida? Saiba que há estudos que explicam em detalhes o porquê de a harmonização entre carne vermelha e vinho tinto ser tão perfeita. Acontece que a proteína da carne suaviza os taninos do vinho, enquanto a bebida ajuda a contrabalancear a gordura da carne. Isso, no nosso paladar, é entendido como uma verdadeira sinfonia de sabores e sensações. E aí, já está convencido a abandonar a cerveja?"
Uma combinação harmoniosa, como dizem os especialistas(sommeliers),
se faz entre a carne e alguns tipos de vinhos, de intenso sabor e persistentes no paladar, de modo que o gosto naturalmente acentuado da carne vermelha não se anule, e nem anule a bebida, por outro lado. Uma casta recomendada no caso é o Cabernet Sauvignon puro, como alguns italianos da região do Veneto, na Itália.
O tempo que o vinho "hiberna" em barricas de carvalho intensifica seu sabor, conferindo-lhe a qualidade que se chama de "amadeirado". Nesse caso, há "cortes" ou "varietais" vinhos que mesclam mais de um tipo de uva, como alguns espanhóis, também trazendo em sua composição a Cabernet Sauvignon.
Vale ou não vale uma traição à "loura"?
Maria Teresa Serman
Trecho entre aspas e consultoria geral do endereço www.contato@epicerie. com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário