logo

sábado, 1 de junho de 2013

Compreender primeiro

Preciosidades o facebook, face para os íntimos, tem, no meio de tanta terapia on line, imagens líricas e ambientes invejáveis. A frase a seguir foi recolhida de um filme  italiano sobre Sta. Rita, postado no dia da santa: "Tentar compreender antes de querer ser compreendida."

A mãe de Rita lhe diz isso quando a filha descobre os assassinatos que o marido já cometeu. Então, esta passa a entrar na alma daquele que ama, e lhe fala de perdão e reconciliação, da misericórdia infinita d'Aquele a que ama acima de tudo. Isso nos recorda o trecho análogo da Oração de S.Francisco (de Assis): "Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado..."

Só com muita oração e humildade dela aprendida conseguimos chegar um pouco perto disso. Quer dizer, podemos conseguir tanto mais quanto mais próximos estivermos da fonte do Amor. Começa por deixar de nos concentrarmos em nossos problemas e alargar a vista e o coração. Quanto tempo perdemos nos lamentando, chorando por leite azedo e derramado, em vez de gastar-nos pelos outros, no bom sentido...

São muito infelizes esses que se julgam no deserto da incompreensão, que cobram atenção constante, satisfação de seus prazeres egocêntricos, amor, sem dar em troca senão aridez e descaso. A vida se transforma, como a de Rita, ao nos darmos contas de que não viemos em primeiro lugar, mas sim o amor a Deus e ao próximo.

                                                   Maria Teresa Serman

Nenhum comentário:

Postar um comentário