logo

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 121)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 - A. diz: O que fazer quando a menina chega aos 12 anos e fica completamente mudada e cheia de gênio? Briga por tudo, reclama, chora, grita, faz um drama por qualquer coisinha?

RESP:caro(a) A.

Aos 12 anos as meninas já estão em plena Puberdade, ou seja, os hormônios estão circulando, o que é algo a que não estão ainda habituadas, e isto provoca mudanças de humor e muitas vezes irritabilidade. Compreensão, carinho, explicações para que ela comece a se conhecer e aprender a lidar com as próprias mudanças externas e internas, mas sobretudo, PACIÊNCIA !
Veja respostas a perguntas semelhantes em outras datas do blog, ok ? Fico às ordens,
Mannoun


2 – A. diz: Meu filho de 15 anos está fumando, influenciado pela"turma", tenho medo de que passe a fumar maconha. O que devo fazer? Crio ele sozinha, pois o pai já o abandonou a muito tempo.

RESP: Caro (a) A.

Não vale a pena ter medo. Importante é estar muito ao lado dos filhos, orientar e JAMAIS falar com mágoa e ressentimento sobre a figura paterna que deve ser valorizada apesar de tudo. Não é porque o pai está ausente que ele fumará maconha ou não.
Aliás, não deveria fumar nem cigarros comuns, e cabe a quem cuida dele ajudar a que veja e entenda os males do cigarro para já e para o futuro.
" Trazer os filhos curtos de dinheiro - " aprendi de gente muito sábia ! Acompanhar de perto quem são os amigos, convidá-los a frequentar sua casa, ser simpática a eles, oferecer um lanchinho vez por outra e observar, porque as companhias são muito importantes especialmente nesta faixa de idade.
Veja respostas a perguntas semelhantes, inclusive das semanas passadas.
Fico às suas ordens, Mannoun

Um comentário:

Anônimo disse...

Como posso exercer a minha autoridade de pai, depois dos 18 anos? Parece que ele não me ouve mais, sai e comunica que vai sair, já na hora, sem avisar antes e se reclamo, responde com grosserias.Só fica bonzinho quando quer alguma coisa.

Postar um comentário