logo

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Porque vivo? Qual é o sentido da minha vida.

Retirei umas partes  de um texto reflexivo, do Pe Paulo Ramalho , para que pensemos um pouco na vida de cada um de nós, e termos mais esperanças, mesmo que as dificuldades do mundo nos diga o contrário.

Como dar mais sentido à minha vida? Como dar mais sentido ao meu trabalho, ao cuidado da minha família, ao relacionamento com meus amigos etc.? Às vezes parecemos uma colcha de retalhos, com muitas atribuições, sem perceber uma harmonia entre elas.

Para encontrar esse sentido maior e uma grande unidade em nossa vida, nada melhor do que saber uma verdade vital, fundamental: Somos filhos e depois instrumentos de Deus. E instrumentos para quê? Para fazer o bem aqui na terra.

Qual é o sentido, portanto, do meu trabalho? Fazer o bem. Ser instrumento de Deus para fazer o bem através do meu trabalho. Em qualquer campo que trabalhamos, estamos prestando um serviço à sociedade e fornecendo um bem, que será útil aos demais. E isso é muito importante.  Às vezes pensamos que nosso trabalho não tem nada a ver com Deus. Muito pelo contrário. Tem tudo a ver: para fazer o bem através do nosso trabalho e com as pessoas com quem trabalhamos.

Qual é o sentido de cuidar de uma família? O sentido é saber que sou um instrumento de Deus para fazer o bem aos meus familiares. Muitos pais, ou até muitos filhos, sofrem com os problemas familiares, pois pensam que todo o peso do problema está sob as suas costas. Não é verdade! Somos apenas instrumentos. O que devo fazer é apenas a minha parte. Deus faz o resto. Deus, aliás, tem sonhos grandes para uma família que são, muitas vezes, bem mais altos do que aquilo que sonhamos.

Qual é o sentido de um momento de descanso com os amigos? Ser instrumento de Deus para fazer o bem, se temos consciência de que somos instrumentos de Deus nesse momento para fazer o bem, deixaremos uma marca muito mais profunda no coração das pessoas.

Qual é, portanto, o grande sentido da nossa vida? Ser instrumento de Deus para fazer o bem onde quer que estejamos. Como  não somos o autor principal das nossas vida, vou recorrer Àquele que o é, vamos nos unir a Ele e contar com a Sua ação em tudo. Fazer isso dá muita paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário