logo

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Começando a por ordem na casa

Quem, em alguma etapa da vida não acumula/acumulou coisas? Aquele costume de aproveitar umas embalagens de presente, que, quem sabe um dia, vai precisar para embalar alguma coisa? Tem os que acumulam para de fato dar utilidade aos objetos, como por exemplo, os que juntam garrafas pet para fazer alguns enfeites no Natal, ou o que junta vidros com tampas, para colocar aquelas geleias deliciosas que sabe fazer. O que precisamos fazer é saber ver a diferença entre guardar e acumular.

O acumulador compulsivo ao extremo é apelidado de “colecionador de lixo”, uma vez que reúne determinados artigos que até atraem insetos e roedores. Como: juntar livros, revistas, ferramentas, recipientes, metais, móveis, eletrodomésticos, entre outros materiais, também pode reunir um número exagerado de animais de estimação, e nem sabe como os alimentar.

Em um lar luminoso e alegre, como deve ser a nossa casa, devemos cuidar para que não caiamos nesse processo, e sempre que pudermos tirar um tempo para fazer essa faxina, retirando o que não nos serve mais, ou o que não usamos faz tempo.

Nossa casa é um lugar onde todos os membros da família se sentem acolhidos, aconchegados. Onde, no escuro, podemos encontrar os itens básicos, sem dificuldades.

Já me aconteceu de ficar sem luz e precisar achar velas e fósforos, e saí andando como uma cega, apalpando as paredes até o local onde guardo esses itens. Imaginem se pelo chão houvesse brinquedos espalhados, sacolas com coisas acumuladas, coisas fora do lugar ou sem lugar para estar? Meu pai gostava de um ditado popular que repetia sempre: “cada coisa em seu lugar, poupa tempo e muito falar”, de fato é uma constatação perfeita para a ordem no lar.

Todo fim de ano tenho por costume fazer essas faxinas, como o objetivo de doar coisas e assim aproveito para retirar coisas que vou acumulando para uma ocasião, que nunca chegou, e jogar fora sem pena. Parece que a casa fica mais leve, mais clara e mais alegre.

Outubro já é o anúncio do final de mais um ano, a mostra de que vamos dar partida em breve a outro ano em nossas vidas, assim sendo é o momento ideal para nos desapegarmos de cacarecos que acumulamos, de roupas que não nos servem mais, bolsas e sapatos. Os brinquedos que as crianças não usam, ou tem de mais.

Vamos reorganizar nossa casa para iniciarmos o próximo ano com um lar bem arrumado. Acumular só milhas, para poder no futuro desfrutar de férias com a família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário