logo

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Envelhecendo juntos






Outro dia assistia televisão com a minha esposa. Assistíamos ao Altas Horas e um dos quadros era uma entrevista com os atores Tarcísio Meira e a sua esposa Glória Menezes. Em determinado momento à minha esposa olha pra mim e me pergunta: “será que vamos ficar assim”?. Perguntei: “assim como?”. Ela me respondeu: “velhinhos juntos”. “Claro”, respondi”!

Logo depois da nossa conversa fiquei pensando o que teria que fazer para chegar, junto da minha esposa, pelo menos à mesma idade dos atores citados acima.

Envelhecer juntos depende de sacrifícios, abrir mão de muita coisa um pelo bem do outro, sofrer, trabalhar, rir juntos, conhecer o verdadeiro amor.  

Além disso, é preciso ter muita paciência, pois todos enfrentamos problemas. Quem nunca disse algo que magoasse o seu/sua amado(a)? Mas temos que ter a capacidade de deixar as mágoas de lado e seguir em frente. Gratidão é outra característica importante. Gratidão por tudo o que um fez pelo o outro. Ter a capacidade de enxergar as pequenas coisas que muitas vezes passam despercebidas, mas que o outro faz com a melhor das intenções, com o maior carinho e amor, assim como Deus faz conosco!

Talvez a característica mais importante de todas seja o respeito. Desentendimentos acontecem em todo casamento, mas nunca podemos perder o respeito um pelo outro. Aqui em casa, quando discordamos de alguma coisa, nunca falamos na frente das crianças, pelo que elas nunca viram os pais batendo boca, muito menos trocando insultos. E o mais importante: nunca vá dormir sem conversar com o seu marido, com a sua esposa. Se algo estiver incomodando, converse. Conversem sobre tudo, façam planos, se mostrem interessados por assuntos que interessam ao outro, mesmo que não dominem a conversa, escutem!  Nunca durmam brigados um com o outro. Eu sou uma pessoa bem introvertida, do tipo que paga para não se aborrecer, sabe?  Então, conversar nunca foi fácil, uma palavra mal interpretada pode virar uma discussão, a chamada “DR”, e aí a boa intenção vai por água abaixo. É um exercício, como se estivesse me sacrificando por ela.  
Ficar juntos a vida inteira tem que ser com muito carinho, alegria e amor, focando nos atos e aprendendo a perdoar.

2 comentários:

Patricia Carol disse...

Tocou fundo no coração! Parabéns por um FUTURO festejo de BODAS DE OURO!(DIAMANTES é melhora ainda, sendo a Vontade de Deus!)
Abraço!
Patricia

Alex Camillo disse...

Obrigado Patricia, contamos com as orações dos amigos!!

Postar um comentário