logo

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Cuidado com a pele gestantes!

Como tive nove gestações, e cada uma diferente da outra, pude observar bem como e quando surgem essas manchas na pele, principalmente no rosto, a que nos afeta mais. São chamadas de cloasma ou melasma. Também é possível que haja o escurecimento de algumas partes do corpo, como dos mamilos, das axilas e da linha média abdominal. Sei bem como nos sentimos mal com essas manchas.

Os médicos explicam isso pela mudança hormonal característica dessa fase. Mas, muitas vezes persistem até depois do parto. Há um estímulo maior para a liberação do hormônio melanócito estimulante, que produz o pigmento da pele. O mais comum é que as marcas surjam a partir do fim do terceiro trimestre de gestação.

A melhor forma de se evitar essas manchas é usar o filtro solar diariamente. Todos sabem que a radiação pode aumentar o escurecimento da pele.

Devemos procurar, assim que surja alguma mancha,  um dermatologista e se informe sobre a melhor forma de cuidar das manchas. Nunca deixe passar em branco, achando que quando nascer passa. Depois que o bebê nascer, vamos ter menos tempo para cuidar de nós, porque o natural é que a criança nos tome muito tempo, inicialmente. Então vamos prevenir logo. Porém, se não evitamos as manchas, só vamos poder tratá-las após a amamentação. Para não interferir no leite materno.


Existem remédios caseiros que podem ajudar a clarear essas manchas, não custa nada tentar. Com um tomate e um pouco de leite podemos fazer uma pasta e ir passando na pele para clarear. Além da propriedade de clarear os dois ajudam a descansar a pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário