logo

terça-feira, 20 de outubro de 2015

A união da família – com suas diversidades

Nós quando formamos a nossa família sonhamos com a união entre todos os membros dela. Qual pai e qual mãe não quer ver, até o fim de seus dias, os filhos muito amigos, unidos, querendo-se uns aos outros?

Cada membro da nossa família tem características e temperamentos que difere uns dos outros, mas isso não quer dizer que seja razão para não se entenderem bem e serem todos muito unidos.

Aqui em casa tem o que é muito organizado, tem o que luta por ser organizado, tem o desorganizado por natureza, mas isso não é razão para que os desentendimentos por isso afaste-os e os deixem sem convívio mais próximo.

Precisamos priorizar o que é essencial para todos numa família, não abrir mão disso;  e o restante servir de princípio educativo para se viver e conviver em sociedade. Na família formamos os indivíduos aptos ou não para se socializar com os outros no mundo. Ela é a verdadeira escola da sociedade em que vivemos.

É muito bonito ver que cada um, com suas diversidades, conseguem se entender bem com os outros, dentro de uma mesma casa. Conseguem superar as diferenças por um bem comum a todos: a unidade familiar.

São todos e cada um com suas peculiaridades recebidas de Deus e que vão se adaptando para tornar a vida no lar mais agradável e alegre. Um gosta de fazer tarefas domésticas e faz com prazer, outro gosta de fazer apenas doces e o faz para qualquer evento familiar, outro tem jeito para consertos e passa a ser o faz tudo da casa; outro gosta de plantas e vive  trazendo novas mudas de flores para casa. Tem aquele que tem um gênio forte, mandão e briguento, tem aquele outro suave e de fala macia, envolvente; tem aquele decidido, firme, que está sempre buscando as verdades. Tem o preguiçoso, pachorrento, que adora aproveitar a sombra do mais próximo. Mas, cada um, com suas diferenças, tem um objetivo comum: a união de todos, o amor e o carinho por cada um. 

Uma família unida, mesmo com pessoas tão diferentes, nos dá ânimo e nos ajuda a buscarmos para nossa família, essa unidade também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário