logo

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Aproveitando o que muitos jogam fora

Aprendi com uma grande professora que trabalhou muitos anos na Pestalozzi, (uma sociedade que ajuda crianças carentes), a aproveitar tudo dos legumes. Ela ensinava as crianças a plantar uma horta e depois, ia mostrando como fazer com cada parte do que plantava. 

As cascas dos legumes de uma salada servem muito bem para fazermos um consomé, um caldinho de legumes, como prato de entrada. Além de saboroso, ali tem concentrado as vitaminas, você evita jogar fora parte importante e nutritiva do alimento, e deixa de lado o consumo dos tabletinhos industrializados, que tem muito sódio.

Temos que lavar muito bem tudo antes de guardar no freezer, porque as cascas podem ter alguns agrotóxicos e não queremos isso. Lavar bem, e deixei de molho na água, e depois colocar no escorredor antes de por num saquinho bem fechado. Assim poderemos utilizá-lo quando formos fazer o caldo.

Podemos juntas as  cascas de cenoura, pepino, rabanete, talos de verduras como agrião, escarola, almeirão, couve e rúcula; restos de tomates cru, as folhas da couve flor; já as da batata não deve ser congelada porque ela pode deixar o caldo rançoso. Devem ser usadas no mesmo dia em que forem descascadas.

Podemos fazer esses caldos de legumes e verduras, coado,  para tomá-lo assim, ou coloca-lo dentro do feijão depois de pronto, para que as crianças que não gostam de legumes, comam todos os nutrientes necessários para seu bom desenvolvimento.

Já sementes de mamão apresentam os componentes: papaína e carpaína, importantes para o nosso organismo, nos livrando da presença de parasitas, ajudando ao nosso intestino a funcionar melhor. As propriedades desintoxicantes presentes nas sementes de mamão auxiliam na limpeza do fígado. As cascas do abacaxi, bem lavadas, ficam uma delícia, batidas no liquidificador e coadas, transformando-se num ótimo suco, muito bom para uma dieta saudável e ajuda a queimar calorias.

As cascas das maçãs, peras, cenouras e tomates, batidas e coadas, dão uma excelente vitamina para se tomar gelada. Teremos uma boa concentração de vitaminas num só copo para nossas crianças.

Vamos pensar mais antes de jogarmos fora essas cascas, e aproveitar mais do que a natureza nos proporciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário