logo

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Família feliz - cultiva a tradição

Quem não gosta de saber sobre seus antepassados? Acho que todos nós já nos sentamos aos pés de nossos avós e ficamos um bom tempo perdidos ouvindo as histórias sobre os familiares que não conhecemos, mas que fizeram grandes feitos, ou simplesmente criaram novos costumes que estão na família desde então. 

Desde que constituímos a nossa família vamos introduzindo costumes e tradições que já deram certo em nossas famílias de origem e que são usadas até os dias de hoje. Isso dá uma sensação de segurança e faz com que os familiares sintam-se em um lar com raízes firmes.

Na nossa casa temos por tradição a oração antes e depois das refeições, agradecer pelos alimentos recebidos. Rezamos com as crianças ao levantar e ao deitar, introduzimos o catecismo na vida de cada filho, desde os primeiros raios de entendimentos. Comemoramos os aniversários de cada um, nem que seja com um pequeno bolo, mas nunca deixamos passar a data em branco. São nessas pequenas coisas que vamos criando nossa “marca registrada” e vamos dando um toque especial e diferencial ao nosso lar.

Os avós foram importantes para a formação dos nossos costumes, com seus exemplos e suas histórias, podemos ter um orgulho saudável ao lembrarmo-nos de nossos antepassados que fizeram grandes e pequenos feitos, mas que por isso se tornaram lembrados até os dias de hoje. 

Minha avó é citada até hoje, por ter sido uma mulher forte, de fibra, mesmo só tendo ficado em casa cuidando do marido e de seus nove filhos. Ela encontrava tempo para servir os vizinhos quando algum precisava de uma aplicação de injeção ou de um curativo bem feito. Ia a missa todos os dias, bem cedo, e numa boa parte da vida, ainda conseguiu tempo para cuidar dos seus quatro sobrinhos, quando sua irmã ficou viúva, e precisou trabalhar fora. Ela deixou-nos o legado do servir. Uma família que sabe servir aos outros é mais feliz, encontra alento constante em seus corações.

Cada um de nós tem suas tradições familiares, e isso será importante para nossos filhos verem essas raízes fortes e se sentirem seguros, para que no futuro construam seus lares mantendo as boas tradições, e tornando seus lares também fortes e bem constituídos.


2 comentários:

Pat disse...

Muito bom isso de mantermos nossos filhos ligados aos avós, tios, primos de outros lugares e até de países longe. O mundo se alarga assim e nos sentimos "cidadãos do mundo"... seguros em qualquer lugar em que podemos nos relacionar com parentes distantes.
Abraços,
Pat

Liana Clara disse...

É Verdade Pat!
Quanto mais aprendemos sobre os parentes muito distantes, mais nos sentimos inseridos na família.
Você terá muito o que contar a seus netos. Beijos

Postar um comentário