logo

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

LIVRO para nossa diversão - "Josefina"

Por Patricia Carol Dwyer

"Josefina"  Título original: Josephine: Desire, ambition,Napoleon).
 Jovem crioula que se tornou Imperatriz da França. autora: KATE WILLIAMS. (495 pág.) Tradução: Luís Santos/Ed. LeYa (2013).

É uma história de obsessão, política e sobrevivência de uma mulher em um mundo masculino.

"Primeiro de dezembro de 1804. Era a noite mais importante da vida de Josefina. Ao  longo do percurso, na escuridão, parisienses e franceses de todo o país disputavam lugares; chegavam dignitários de todo o mundo, as carruagens douradas estavam preparadas e os mantos imperiais aguardavam o herói supremo. No dia seguinte, Napoleão seria coroado Imperador de França e de todos os seus territórios. O diminuto soldado corso passaria a ser "Sua Majestade Imperial".

Toda a França acreditava que Josefina estava radiante, mas, no entanto, no interior do grandioso palácio das Tulherias, Josefina sentia receio. Estava prestes a concretizar seu plano mais ousado.
Tudo dependia da forma como se comportaria, naquele que era o teste mais importante da sua vida até então.(...)".

"Contudo, à medida que granjeava fama e poder, Napoleão tornou-se cada vez mais obcecado com a necessidade de um herdeiro e mais irritado com os gastos extravagantes da amada. A mulher que encantara a França estava desesperada e assoberbada com as exigências da vida pública. Por fim, divorciada aos quarenta e sete anos de idade, viu-se obrigada a assistir dos bastidores ao nascimento do filho de Napoleão com a sua jovem noiva.(...)"(orelha esq.da capa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário