logo

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ensinamentos para a família – Papa Francisco fala no avião

Nosso querido Papa Francisco, nesta viagem ao Brasil, para a JMJ, nos deixou muitos ensinamentos. Transcrevo aqui algumas respostas dele, no avião de volta a Roma,  que interessam a família.

A Igreja sem a mulher perde a fecundidade? Quais as medidas concretas?

Papa Francisco – Uma Igreja sem as mulheres é como o colégio apostólico sem Maria. O papal da mulher na igreja não é só maternidade, a mãe da família. É muito mais forte. A mulher ajuda a Igreja a crescer. E pensar que a Nossa Senhora é mais importante do que os apóstolos! A Igreja é feminina, esposa, mãe. O papel da mulher na Igreja não deve ser só o de mãe e com um trabalho limitado. Não, tem outra coisa. O papa Paulo VI escreveu uma coisa belíssima sobre as mulheres. Creio que se deva ir adiante esse papel. Não se pode entender uma Igreja sem uma mulher ativa. Um exemplo histórico: para mim, as mulheres paraguaias são as mais gloriosas da América Latina. Sobraram, depois da guerra (1864-1870), oito mulheres para cada homem. E essas mulheres fizeram uma escolha um pouco difícil. A escolha de ter filhos para salvar a pátria, a cultura, a fé, a língua. Na Igreja, se deve pensar nas mulheres sob essa perspectiva. Escolhas de risco, mas como mulher. Acredito que, até agora, não fizemos uma profunda teologia sobre a mulher. Somente um pouco aqui, um pouco lá. Tem a que faz a leitura, a presidente da Cáritas, mas há mais o que fazer. É necessário fazer uma profunda teologia da mulher. Isso é o que eu penso.

O que sr. pensa sobre a ordenação das mulheres?

Papa Francisco – Sobre a ordenação, a Igreja já falou e disse que não. João Paulo II disse com uma formulação definitiva. Essa porta está fechada. Nossa Senhora, Maria, é mais importante que os apóstolos. A mulher na Igreja é mais importante que os bispos e os padres. Acredito que falte uma especificação teológica.

Nesta viagem, o sr. falou de misericórdia. Sobre o acesso aos sacramentos dos divorciados, existe a possibilidade de mudar alguma coisa na disciplina da Igreja?

Papa Francisco – Essa é uma pergunta que sempre se faz. A misericórdia é maior do que o exemplo que você deu. Essa mudança de época e também tantos problemas na Igreja, como alguns testemunhos de alguns padres, problemas de corrupção, do clericalismo… A Igreja é mãe. Ela cura os feridos. Ela não se cansa de perdoar. Os divorciados podem fazer a comunhão. Não podem quando estão na segunda união. Esse problema deve ser estudado pela pastoral matrimonial. Há 15 dias, esteve comigo o secretário do sínodo dos bispos, para discutir o tema do próximo sínodo. E posso dizer que estamos a caminho de uma pastoral matrimonial mais profunda. O cardeal Guarantino disse ao meu antecessor que a metade dos matrimônios é nula. Porque as pessoas se casam sem maturidade ou porque socialmente devem se casar. Isso também entra na Pastoral do Matrimônio. A questão da anulação do casamento deve ser revisada. Também é preciso analisar os problemas judiciais de anular um matrimônio. Porque os…eclesiásticos não bastam para isso. É complexo o problema da anulação do matrimônio.

Retirado site: http://blogs.estadao.com.br/jamil-chade/2013/07/29/entrevista-com-o-papa-francisco-quem-sou-eu-para-julgar-os-gays/

2 comentários:

Patricia disse...

É preciso explicar melhor a leigos a expressão: "anulação de matrimônio".

Essa possibilidade existe no âmbito CÍVEL, mas no RELIGIOSO DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, só se pode falar em Declaração de Nulidade...o que não é o mesmo que a expressão anterior.

Como SACRAMENTO INDISSOLÚVEL, a única possibilidade é a de que não houve na realidade o SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO. No DIREITO CANÔNICO encontram-se todos os motivos pelo qual um SACRAMENTO não teve validade. É sobre isso que o Papa Francisco estava se referindo.

Outra idéia que se escuta muito, é "QUANTO CUSTA PRA ANULAR O CASAMENTO"? Os custos reais que se cobram no Tribunal Eclesiástico, para se declarar que NÃO HOUVE REALMENTE O SACRAMENTO por falta de várias condições indispensáveis para a VALIDADE DO ATO, se referem à despesas com documentação, com o trabalho secretarial, etc., como em qualquer necessidade de providência de documentação civil. É a parte humana, burocrática, de envio de correspondências/telefonemas(às vezes INTERNACIONAL).

Seria mesmo muito bom se, devido ao elevado número de matrimônios na Igreja que não tiveram as condições essenciais para sua realização como SACRAMENTO VÁLIDO, fossem dadas orientações aos leigos todos sobre esse tema, em palestras, não apenas nos cursos para noivos. Também os pais e outros familiares poderiam ajudar na orientação, caso vissem que um casal na família não tem essas condições necessárias para a condição de receberem o SACRAMENTO do MATRIMÔNIO na IGREJA.


Liana Clara disse...

Ótima contribuição querida amiga. Bjs

Postar um comentário