logo

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Conselhos do dermatologista

1)A pele não deve parecer limpíssima e brilhar depois da higiene. A glândulas sebáceas da oleosa produzirão mais óleo, para equilibrar. As secas, nem precisa dizer o que acontecerá. Para estas, produtos hidratantes já na limpeza; para as outras, sabonetes e loções suaves e adstringentes equilibrados.

2) A higiene final do dia é fundamental, para não piorar a acne e não acelerar o processo de envelhecimento. A pele precisa respirar, sem cosméticos e poeira acumulados durante o dia. Uma solução rápida é usar lenços umedecidos sem álcool, adequados ao seu tipo de pele, deixados bem à mão, pois otimizam o processo.

3) Alguns creme com preço mais acessível, encontrados em farmácias, de marcas confiáveis, como Nívea e L'Oréal - afinal quase tudo na área da cosmética pertence a essa gigantesca empresa - têm em sua composição ingredientes ativos que também estão em produtos com preços bem mais altos. Aproveite.

4) No exame dermatológico completo, é necessário ficar despido, se há suspeita de câncer ou a pele é propensa à doença. Existe câncer de unha (do pé, inclusive), nas axilas e em outros lugares mais íntimos. Se não ficar à vontade, procure um profissional competente do seu sexo.

5) O espelho ampliador é inimigo de quem tem acne, pois logo irá querer espremer e cutucar cravos. O mesmo para linhas e marcas da idade. Deixe a lupa para seu dermatologista, ele sabe o que fazer com a verdade que a sua pele revela.

6) Dormir de lado ou de bruços cria rugas no colo e do lado do rosto pousado. Tente dormir de barriga pra cima, ou pelo menos menos dobrado, escorre as costas, de modo que os braços não fiquem tão apertados.

7) Hidrate a pele, inclusive a oleosa, com produtos adequados ao tipo dela. Oito copos de líquido por dia são excelentes, mas não excluem o cuidado cutâneo direto.
8) Os pelos encravados da barba podem ser minorados com um barbear diário ou deixando-a crescer. O que não pode é fazer barba dia sim, dia não, porque os pelos não afloram à pele o suficiente e encravam.

9) Mantenha-se no peso saudável, sem ficar no efeito sanfona, ou emagrecer demais. A pele vai ficando flácida com o tempo, e é preciso um pouco de gordura sob ela.

10) Rachaduras entre os dedos dos pés indicam fungos. Para evitá-los, enxugue bem esse espaço e o pé todo. Spray ou talco fungicida, inclusive nas meias e sapatos ajudam como prevenção. O remédio para quem já tem é o dermatologista que indicará.

Adaptado da revista Seleções, junho/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário