logo

quinta-feira, 11 de julho de 2013

O uso da palavra amor

Retirei esse texto do livro de Enrique Rojas, psiquiatra espanhol – “O amor inteligente”.  Vale a pena refletirmos sobre o assunto.

O amor é uma realidade complicada que faz referência a múltiplos aspectos da vida, que podemos expor da seguinte maneira:

1.     Amor de amizade: relação de amizade ou simpatia estabelecida com outra pessoa, que deve ter uma certa intensidade, o que supõe um determinado nível de entendimento ideológico e funcional. É um dos melhores presentes da vida, graças ao qual é possível perceber o relacionamento humano como próximo e cheio de compreensão.  Essa relação implica doação de si mesmo e confidência.

2.    Amor nas relações interpessoais: amor dos pais em relação aos filhos e vice-versa; amor aos familiares, aos vizinhos, aos colegas de trabalho... Em cada uma dessas relações, a vibração amorosa terá intensidade diferente, de acordo com a proximidade entre as pessoas envolvidas.

Da mesma maneira se dá o amor referente a coisas ou objetos inanimados: amor aos móveis antigos, à arte medieval, ao renascimento, à literatura do romantismo...; em poucas palavras, o que conhecemos como apego ou carinho a algo que está ligado a nós.

3.    Amor a temas ideais: a justiça, o direito, o bem, a ordem, o rigor metodológico... Nesse sentido a palavra amor tem o significado de inclinação.

4.    Amor a atividades ou formas de vida: a tradição, a vida em contato com a natureza, o trabalho bem feito, a riqueza. As formas e os estilos de vida clássicos... Gostos não se discutem: cada um reflete uma forma preferencial de posicionamento na realidade.

5.    Amor ao próximo: em seu sentido etimológico e literal: às pessoas próximas a nós e. portanto, ao fato de sermos humanos, assim como a tudo o que isso implica.

6.    Amor entre duas pessoas: o casal brilha com luz própria. Sua análise nos ajuda a compreender e clarificar os usos anteriores da palavra. A grandeza, a riqueza de matizes e a profundidade do amor humano são tais que nos revelam as qualidades de qualquer outro tipo de amor.

O amor é a via principal de conhecimento pessoal, onde reside o verdadeiro valor de um indivíduo em seus múltiplos aspectos, do físico ao psicológico, passando pelo espiritual e o cultural. Seus meandros e lados ocultos costumam ser infinitos.

Quando se fala de amor entre duas pessoas, a paixão tem que ser o ponto de partida obrigatório, a referência da qual saem os eixos que farão funcionar o carro do amor. Mais tarde virão as dificuldades da travessia, mas isso faz parte de qualquer percurso. Esse vínculo exclusivo e duradouro é capaz de converter esse amor em algo maduro e consistente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário