logo

terça-feira, 30 de julho de 2013

Vencendo as dificuldades

Não devemos nos deixar levar pelas dificuldades, mas sim analisá-las bem e procurar uma maneira sábia de vencê-las - isso irá nos devolver a alegria de viver. É preciso, com a ajuda da generosidade, apreciar o lado bom das coisas e das pessoas.

As grandes "tragédias” que vivemos no dia a dia no lar muitas vezes nem existiriam se usássemos uma boa dose de bom humor para lidar com os problemas e situações desagradáveis que inevitavelmente surgem. No momento em que o marido chega com uma piada de mau gosto, por exemplo, ao invés de ficar aborrecida, a mulher pode contar outra para descontrair e deixar o clima mais leve.

O bom humor é mais do que uma gargalhada estrondosa. Ele se revela num sorriso, num rosto sempre risonho. Ele ajuda a vencer o cansaço, levanta o ânimo e quebra a monotonia do lar. Além disso, dá frutos muito rapidamente, fazendo com que todos gostem de voltar para casa e de desfrutar da companhia da família.

Um lar alegre não é sinônimo de casa sem exigências. Elas certamente sempre existirão, porque são necessárias para tornar a família equilibrada e feliz. Mas, com alegria, a casa terá seu brilho com a cortesia entre seus membros. Além disso, cada um será mais atento e reconhecerá a qualidade do outro - até admitindo, por exemplo, que a sogra possa fazer um doce mais gostoso do que o seu, dizendo isso inclusive para os filhos.

Uma boa atitude no lar é a da democracia. Uma possibilidade para colocá-la em prática é propor uma votação em família para decidir onde todos passarão o próximo feriado. Algumas opções de destinos podem ser oferecidas para que uma seja decidida pela maioria "vencedora" - enquanto os "perdedores" poderão aprender como aceitar a decisão diferente da sua com alegria. Dessa forma, pode-se também ensinar aos filhos a pensar nos outros, evitando que eventualmente digam “Ninguém pensa em mim” ou “Ninguém vê o sacrifício que faço”.

Não ficaremos esquecidos, quando nos esquecemos de nós pelos outros. Ter um lar alegre e feliz exige que estejamos decididos a querer sempre o melhor para a família, e a recomeçar a luta todos os dias. Temos de olhar para frente, para o caminho que ainda temos para percorrer, mas e nunca desanimar. Cada dia traz variantes que nos surpreendem e nos obrigam a permanecermos alertas para alterarmos a "estratégia" sempre que necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário