logo

sábado, 20 de julho de 2013

“Educa as crianças e não precisarás castigar os homens”.

Esta frase atribuída a Pitágoras - filósofo e matemático grego - traz um grande ensinamento para nós, pais de família. Não podemos abrir mão dessa obrigação de educar os filhos, custe o que custar. É o nosso dever.

Educando nossos filhos com princípios morais firmes, ensinando-lhes as virtudes humanas básicas, instruindo-os na fé, formando-os nos estudos, estamos fazendo nada mais do que a nossa obrigação. Assim, eles estarão preparados para o futuro, para serem homens de bem.

Algumas imposições modernas diziam que devíamos deixar as crianças livres, sem limites, e isso gerou um bando de crianças mal-educadas e jovens completamente sem noção, capazes de cometer as piores atrocidades, justamente porque não foram educados como deveriam. Filhos dessa geração de liberdade sem limites são, na maioria, aqueles que estão usando drogas, desrespeitando os professores nas salas de aulas, e batendo em seus pais, exigindo cada vez mais pra si.

Os noticiários diários nos mostram constantemente a violência urbana causada por esses jovens que foram criados sem castigos, sem um "não" da parte dos pais: eles se tornaram pessoas que não sabem reconhecer seus limites e que ignoram que o direito deles termina quando começa o do outro. Foram crianças que, já desde muito pequenos, davam tapas no rosto da mãe, sem que ela segurasse a mãozinha e dissesse bem sério: “Na mamãe não se bate!"

Vamos educar nossos filhos dando um bom exemplo acima de tudo e mostrando os valores necessários para a convivência numa sociedade!

Lembro-me da minha sogra contando que mimou muito seu filho único. Ao mesmo tempo em que fazia suas vontades, ela nunca permitiu atitudes grosseiras nem desrespeito com os outros familiares com quem moravam. Deu-lhe muito carinho, mas isso não impediu que o educasse bem e lhe desse uma formação firme, que o transformou em um homem de bem, que mais tarde constituiu uma família da qual é um grande pai.

Carinho e amor não impedem de educar. Ao contrário, são a razão de querermos o melhor para os filhos e o motivo por que precisamos insistir em lhes ensinar o melhor caminho a trilhar.

Enfim, vamos educar nossos filhos em casa, vamos mostrar o que é certo e o que é errado, dar limites, pôr de castigo... Para que no futuro, eles não sejam punidos pela vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário