logo

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Pequenos agrados aos doentes


Quando temos alguém doente em casa, vemos o quanto ficam tristes presos numa cama, por conta de seus males. E este é o momento de fazermos coisas para agradar-lhes ou deixá-los mais alegres e otimistas.

 Uma ideia boa é manter o doentinho sempre fresco, de banho tomado, com roupas limpas. Assegurar-nos da higiene do quarto, móveis e chão bem limpos, assim como utensílios usados, como copos, colheres, e outros. Se necessário, desinfetá-los e mantê-los separados, se a doença é contagiosas. Isso vai colaborar com a rapidez da recuperação. Um ambiente arejado, janelas abertas durante o dia, e, na medida do possível, deixando o sol penetrar em tudo.

É fundamental ter sempre alguém se revezando, por perto, para ler um livro, contar uma história ou até mesmo verificar as condições do acamado. Cuidar do carinho com quem adoece é sinal de amor, esses detalhes amimam, alegram e revitalizam, trazendo melhoras sempre.

Um lanche no meio da tarde ou entre o café e o almoço, nem sempre é desejado por quem perdeu a fome; portanto, devemos fazer coisas saudáveis e apetitosas, apresentadas sempre com ótima aparência.


Uma bandeja com uma pequena florzinha, um sanduíche incrementado, ou uma fruta fantasiada com chocolate, tudo isso pode tornar o alimento mais convidativo e abrir um pouco o apetite. O suco de frutas frescas pode ter um belo canudinho e um enfeite, como um moranguinho, uma fatia de laranja,  e, de preferência, sempre com cheiro e sabor agradável.

Com esses cuidados e mais a medicação nas horas certas, nosso paciente logo se recuperará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário