logo

terça-feira, 28 de julho de 2009

Férias - Um passeio a Paquetá

“Paquetá é um céu profundo/Que começa neste mundo / Mas não sabe onde acabar...” versos de Hermes Fontes.

Esta ilha tão famosa, próxima a cidade do Rio de Janeiro, já foi palco de muitos acontecimentos literários.
Lugar bucólico inspirou poemas e canções, uma boa sugestão para fazer um passeio nas férias.

O embarque para a Ilha é feito no cais da histórica Praça XV no Centro da Cidade, onde se pode chegar facilmente de ônibus, metrô, táxi, carro, etc.

O passeio até Paquetá pode ser feito nas tradicionais barcas, em viagens de 60 minutos, ou em aerobarcos ou catamarãs, que fazem o trajeto em apenas 20 minutos.
É um passeio relativamente barato, pois o preço das passagens Rio-Paquetá, Paquetá-Rio é: R$ 4,50. Com horários desde 05:30 hs até às 22:15 hs, Podendo assim fazer um longo passeio e voltar após o lindo por do sol que de lá se vê. Bom local para fazer piqueniques, andar de bicicleta e curtir um lindo entardecer a sombra de grandes árvores..

O passeio começa já na barca, com a vista da cidade do Rio de Janeiro e de Niterói. Avistam-se também várias outras ilhas enfeitando a baía de Guanabara. E logo ao chegar a ilha vemos bicicletas de aluguel, charretes e vários outros atrativos. Sem esquecer de que lá tem a parte cultural muito importante: A colonização da Ilha de Paquetá é tão antiga quanto à da Cidade do Rio de Janeiro e o fato de ser uma ilha com seu isolamento geográfico, aliado à legislação de preservação, contribuíram para que boa parte de seu acervo arquitetônico fosse preservado.

Temos para ver belos exemplares relevantes de arquitetura, como:

O Solar Del Rei - Hospedagem de D. João VI, Biblioteca. Endereço: Rua Príncipe Regente, 55.
O Pagode Chinês - Um raro exemplo de arquitetura oriental no Brasil.Endereço: Praça de São Roque, 35
A Casa de Artes Paquetá - Um eclético sobrado da segunda metade do século XIX. Endereço: Praça de São Roque, 31
Os anexos da Casa de Artes Paquetá - Forte inspiração em Gaudi.Endereço: Praça de São Roque, 31
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Monte - Endereço: Praia dos Tamoios, 45 - CEP: 20397-030 . Aberta para visitação diariamente das 7:00 às 18:00h
Capela São Roque - Praça de São Roque s/ nº - CEP: 20397-030
Podendo também visitar:

Feira de Artesanato da Praça Bom Jesus - Endereço: Praça Bom Jesus, próxima à estação do aerobarco. Funcionamento: Sábados. Diversas barraquinhas que vendem artesanato, de uma maneira geral e funcionam também como ponto de encontro de confraternização das senhoras que organizam.
Festa de São Roque - É a festa mais tradicional da comunidade. A festa que celebra o padroeiro. Uma das mais antigas do Rio de Janeiro, com mais de 300 anos. Celebrada na Praça de São Roque, em torno do dia do santo, 16 de agosto.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nunca fui a Paquetá!!!!!!!

Liana Clara disse...

Anonimo, porque não aproveita as férias prolongadas e vai visitar Paquetá? Seria um bom passeio em lugar aberto , mais difícil de se pegar a gripe suína. Muito melhor do que ir a shopping! Leve um gostoso piquenique e bom passeio.

Anônimo disse...

Esta chegando a festa de São Roque e a ilha de Paquetá de estar em festa. Vale conferir!! A festa é no dia 16 de agosto, domingo agora.

Anônimo disse...

Paqueta é tudo de BOM, moro em Saõ Paulo, mas todos os anos vou à Paqueta pelo meno 02 vezes e quando estou saindo de lá ja tenho saudades.
Paquetá é a verdadeira Ilha dos amores, quem conhece quer sempre voltar. Paquetá hospitaleira.

Postar um comentário