logo

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 3)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.
Todas as SEGUNDAS teremos as respostas da Dra Mannoum
Saber dizer Não:
1 - E.A. diz: Dra, por favor, me aconselhe, pois mudamos para Curitiba há 4 meses e meu filho de 17 anos, teve um ataque de tristeza e me implorou para voltar para Natal de onde viemos, dizendo que estava infeliz aqui e com saudades da namorada que namorava há 1 ano e meio.Depois de muito choro meu e dele, eu o deixei ir para morar com minha irmã, mas agora sofro muito pois acho que tomei a atitude errada, pois desde pequeno, toda vez que via ele chorar, eu fazia o que ele queria,sempre agi assim pois não suporto ver meu filho sofrer. Que devo fazer se acho que agi errado? Quero-o de volte. Estou sofrendo muito, apesar de ele estar bem já e sempre falar comigo, o lugar dele ao meu lado. Sinto como se tivesse perdido meu filho. Responda por favor, grata.
RESP: Olá B., faça o que seu bom senso está a sugerir e peça ao filho que venha para junto de vocês onde é realmente seu lugar.
Antes disto, reflita bem na sua atitude, para que não fale o coração, mas refletindo no que seja melhor para ele e não para você.
Considere que ele quis ir por se sentir infeliz longe da namorada.
Esta argumentação aos 17 anos faz sentido, mas é preciso que se ponderem bem os prós e os contras. Se ele sempre teve seus desejos atendidos através das lágrimas, reveja bem como tem sido sua atitude como mãe até hoje e como pretende agir doravante.
Não é verdade que o sofrimento faz parte da vida de todo o ser humano? Compete aos pais ajudar os filhos a suportar com fortaleza os pequenos desgostos do dia a dia, com um sorriso ainda que através das lágrimas se for o caso, para que se tornem adultos firmes que não se entreguem, não desanimem, nem se deprimam ao menor contratempo.
Anime-se você mesma, fortaleça suas decisões, prepare-se para ser mãe que sabe dizer não e porque com serenidade e então chame de volta o filho, explicando sua atitude. Não o chame porque tem saudade - faça-o ver a importância de viver em família, que seja grato à tia por acolhê-lo, mas que ele tem um lar e que se prepare bem para um dia ter condições de formar o seu próprio. Continuo a seu dispor - há muitas outras considerações que não cabem neste nosso contato, mas acredito que você mesma chegará a elas, com suas reflexões. Meu abraço, Mannoun

Qual é o limiar entre adolescente e adulto?
2 - A. S. diz: Dra Mannoun gostaria de saber se na adolescência final o adolescente já tem a mente de um adulto? Meu filho tem 18 anos e completa 19 este ano, mas ainda acho-o muito indeciso, com muitas dúvidas e manias de adolescente. Isso é normal? Quando deixa de ser normal?
RESP: Boa tarde! Olá, A., é muito delicado dizer quando começa e quando termina a Adolescência em termos de idade ou de prazos. A puberdade ( mudanças biológicas ) é bem mais precisa. Aos 18/19 anos em geral já se está bem mais para adulto, embora as características pessoais pesem bastante. Seu filho é único? Como tem sido seu modo de ser desde a infância, inúmeras questões necessitariam ser respondidas. Tenha calma, fique tranqüila, não se aflija, procure que seu filho tenha ocupações concretas, sem mimá-lo e sem deixar de dar atenção procurando ajudar nas dúvidas e orientá-lo a que busque conversar com adultos de confiança que esclareçam o que ele necessitar. Não seria normal se aos 18/19 anos ele ainda não soubesse (ao menos com certa clareza) qual o sentido a dar à sua vida, estudos, trabalho, metas, amizades, religião, etc. Fico a seu dispor, Mannoun

Ameaças de morte ou grito de alerta?
3 - L. diz: A minha filha vive ameaçando que quer morrer, como devo agir, eu fico sempre morrendo de medo e nem tenho mais coragem de deixá-la sozinha em casa.
RESP: Bom dia, L., precisaria receber de sua parte mais informações para poder dizer algo. Não sei a idade de sua filha, se é única ou se tem irmãos e qual a sua posição entre os irmãos, primogênita, segunda, terceira, qual a escolaridade.
Por quê? Pelo fato de que estes dados orientam quanto à atitude a ser tomada. Pode repassá-los para mim, por favor? Aí voltaremos ao assunto, ok? Enquanto isto se acalme e acalme-a, levando-a a uma consulta com o médico familiarizado com vocês e de sua confiança e - na presença dela- comente a situação. Meu abraço, Mannoun

Paixões dos jovens, passageiras?
4 - C. R. diz : Dra Mannoum, é verdade que um adolescente se apaixona até 70 vezes por mês? Isto é uma característica do adolescente?
RESP: Olá, C., não sei se são 70 às vezes em que um Adolescente se apaixona por mês, mas realmente, estão sempre apaixonados - o que é interessante e sinal de ser bem Adolescente... Faz parte, sim, da Adolescência e devemos aproveitar para direcionar bem e com Valores, sua afetividade, sua generosidade e capacidade de doação e solidariedade, encaminhando-os a - por exemplo- um trabalho voluntário em beneficio de outrem. Meu abraço, Mannoun

Como namorar?
5 - A. L. diz: Dra como podemos falar com nossos filhos sobre como agir nos namoros, sobre gravidez e sobre aborto? Esta tudo tão comum e natural entre eles e nos acham sempre caretas. Como vamos convencê-los de que devem se cuidar mesmo?
RESP: Senhor A. , tem razão ao expressar " que está tudo tão natural e comum entre eles " , mas eles esperam de nós, adultos, especialmente dos pais uma palavra clara e posições firmes, mesmo que nos achem " caretas ". Só acharão, mas o que desejam mesmo é que lhes sejam propostas metas concretas ainda que lhes sejam custosas e difíceis.
Assim sendo, reveja com sua esposa, quais os valores de sua família e depois, em unidade de corações e metas, conversem com os filhos. Um a Um, não em grupo. Olhos nos olhos, coração a coração, orientem de acordo com seus valores, que não sei quais são.
O senhor fala " em convencê-los a se cuidar " e para mim, cuidar é cultivar a dignidade do ser humano, respeitando-se a si mesmo e ao outro em qualquer circunstância, sabendo esperar, vendo no caminho do matrimônio a plenitude que vale a pena quando se deseja chegar a uma vida de entrega e de união.
O aborto sempre foi, é e será um crime- não importa a denominação com que o mascarem por aí. Espero ter levado uma resposta e fico às ordens, Mannoun

“Esperar ou não esperar, eis a questão!"
6 - F.M.B. diz: "Esperar ou não esperar, eis a questão!"
Sou mãe de 2 filhas adolescentes, 18 e 22 anos. Quando elas saem à noite, com amigos ou namorados, sempre espero elas chegarem em casa. O horário é previamente marcado, às vezes telefonam para prolongar a saída, mas o dia seguinte é dia de trabalho, de acordar cedo. A opinião de meu marido é que não esperemos. O que você acha?
RESP: Olá FMB, considerando que seus filhos já tenham recebido dos pais a orientação quanto ao modo de ser da família, você e seu marido podem combinar, por exemplo, esperar uma vez, outra não, quando a saída for prolongar-se mais do que o combinado.
Para os jovens, a noite começa quando os pais já se vão recolher e os compromissos do outro dia não serão adiados para mais tarde porque os filhos chegaram às tantas.
Volto a sugerir que alternem às vezes da espera e não espera e que combinem com os filhos as saídas para as sextas, sábados, véspera de feriados e excepcionalmente outras noites durante a semana. Que acha? Fico à disposição para pensarmos outras soluções. Um abraço, Mannoun

8 comentários:

Leila disse...

Dra minha filha é a segunda, tenho 2 filhos. E ela esta no 1º ano do ensino médio. E ela sempre que briga em casa me ameaça de que quer morrer. Diz que não se importa com a vida porque ninguém gosta dela. Por mais que eu faça, ela nunca vê. Agradeço a sua resposta e estou dando os dados que pediu.Ainda não levei ela a nenhum médico por isso.

Maria de Lourdes disse...

Dra É normal uma rapariga adolescente ficar obcecada com a aparência e beleza não pensando em quase mais nada?

Anônimo disse...

Como resolver problemas de mentiras? Minha filha mente muito pra todos em casa e já esta com 18 anos, mas faz isso desde o início da adolescência. Ela mente até pra psicóloga que cuida dela.

Liana Clara disse...

Caros amigos, as respostas sairão na próxima segunda feira. Todas as segundas teremos a Dra Mannoum respondendo as perguntas da semana.
Podem continuar postanto perguntas.

EA disse...

Dra.Mannoum quero agradecer sua resposta foi muito objetiva, sensata, clara me ajudou muito. Sou a E.A., mãe do rapaz que foi para Natal. grata.abs

Liana Clara disse...

Peço a quem quiser postar novas perguntas que faça o seguinte:

Clique em www.negociosdefamilia.com.br

e procure a segunda feira mais próxima e poste ali sua pergunta. Vai nos facilitar muito. Obrigada , abraços

Anônimo disse...

Drª Mannoum, sou professora e uma mãe me perguntou quando seria a idade ideal pra falar de sexualidade, sendo que a menina (9 anos), não demosntra interesse e no ano que vem o assunto será tratado em sala de aula. como prepara-la para o assunto?

Liana Clara disse...

Cara professora, a Dra Mannoun responderá a sua pergunta na outra segunda, dia 6 de setembro, visto que ela já respondeu a todas para esta semana.
Peço que aguarde.
Abraços Liana

Postar um comentário