logo

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 4)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossas amigas.
Ameaça ou Chantagem?
1 – L. diz: Dra minha filha é a segunda, tenho 2 filhos. E ela esta no 1º ano do ensino médio. E ela sempre que briga em casa me ameaça de que quer morrer. Diz que não se importa com a vida porque ninguém gosta dela. Por mais que eu faça, ela nunca vê. Agradeço a sua resposta e estou dando os dados que pediu. Ainda não levei ela a nenhum médico por isso.
RESP: Sra. L. obrigada por mandar alguns dados sobre sua filha. Se ela diz que quer morrer quando é contrariada e não o faz em outras circunstâncias, pergunte a ela se não deseja ajuda psicológica, para aprender a lidar com as próprias emoções.
Quanto ao não se sentir amada, creio que também esta ajuda seria benéfica. Há pessoas que, realmente, sentem-se insatisfeitas com tudo, por mais que recebam.Isto é um traço da personalidade que necessita ser mais trabalhado, entendido pela própria pessoa e superado com ajuda. Muito bom que ela se ocupasse em ajudar os outros, prestar serviços voluntários em alguma Instituição, porque ao sair de dentro de nosso EU, vemos o mundo e as pessoas e a nós mesmos com melhor olhar.
Converse com ela, ofereça ajuda, não argumente nem responda às questões que ela levantar. Ouça com calma e paciência o que ela disser, diga somente que vai pensar e depois volte a falar-lhe. Vamos ver se dá certo?
Como vai na Escola ? Boa aluna? As colegas e professores, que dizem sobre ela? Tem amigos?Que profissão pretende seguir? No 2o ano do Ensino Médio, já deve haver uma definição e resposta a esses quesitos. Meu abraço, Mannoun

Adolescente só pensa na aparência?

2 – M. de L. diz: Dra É normal uma rapariga adolescente ficar obcecada com a aparência e beleza não pensando em quase mais nada?
RESP: M de L., no mundo atual não diria que é normal, mas é freqüente, porque há por aí um verdadeiro " culto ao corpo ". Seus filhos costumam ter tarefas em casa ? Em que se ocupam? Quais os valores que existem na família?
Geralmente as pessoas que tem ocupações e responsabilidades de acordo com a faixa etária, superam bem essa fases de " modismos ".Estudar, assumir encargos dentro da família, tarefas dentro e fora do lar, ajudam muito. Quem sabe a senhora iria por este caminho com ela ? Fico às suas ordens, Mannoun

Mentir é um mal?
3 – Anon. Diz: Como resolver problemas de mentiras? Minha filha mente muito pra todos em casa e já esta com 18 anos, mas faz isso desde o início da adolescência. Ela mente até pra psicóloga que cuida dela.
RESP: Sua filha tem consciência do que seja uma mentira? Se o faz desde o início da Adolescência, é bom que os pais revejam se são muito exigentes, se alguém na família ou nas relações familiares usa da mentira habitualmente e “dá certo ou dá IBOPE”, que fato ou fatos aconteceram quando começaram a notar as mentiras...
Conversem estes e outros assuntos com a Psicóloga, porque se até para ela sua filha mente- como disse - vale a pena avaliarem juntos a gravidade ou não das mentiras- são fantasiosas? Tendem a prejudicar terceiros ou são mentiras para não ficar mal ou aparecer mais?- é delicado o tema para ser respondido assim de longe, porque não sou Psicóloga e na Medicina de Adolescentes o trabalho caminha de outra forma.
- Desculpe, pois creio não ter respondido satisfatoriamente, mas fico a seu dispor.
Mannoun

Seria agressividade do adolescente?
4 – L. diz: Tenho um filho de 9 anos que era gemeo do seu irmão que faleceu a pouco mais de um mês.Ele ficou muitíssimo abalado achando que teria que morrer também, já que nasceram na mesma hora. Depois de conversarmos muito, ele acabou entendendo, só que agora ficou agressivo comigo, impaciente, coisa que não era característica dele. Será que isso se deve ao fato da transição da adolescência? Ele irá completar 10 anos em novembro, obrigada.
RESP: Sra. L. tem outros filhos? É natural o abalo do seu filho- podemos imaginar o que se passa na cabecinha de um irmão gêmeo? Penso que a agressividade a que se refere se deve ao fato de que, assim como a senhora os trouxe juntos à vida, no entender dele, também é um pouco " responsável " por ele ter ficado sem o irmão. Aliás, normalmente a gente busca um responsável por nossas perdas, de um modo inconsciente, - devemos entender bem como isto acontece, sem nos aborrecer.

13 comentários:

Unknown disse...

Olá, Manoun.
Meu nome é Sonia, sou casada e tenho uma filha de criação de 16 anos. Queria saber de você o seguinte:
É comum adolescente fazer xixi na cama?
Será um problema ou existe a necessidade de visitar um especialista?

Joana Meireles disse...

Olá doutora,

meu filho tem quinze anos e eu morro de medo que ele engravide uma menina. Ele fica namorando e eu não sei se eles fazem sexo.

A senhora acha que devo ensinar ele como usar camisinha?

Maria Ana disse...

Até quando podemos achar normal uma magreza no adolescente que se acha gorda e não come quase nada? Ela tem 17 anos e esta bem magra. Quando pode ser anorexia?

Sandra disse...

Oi Dra, qual a idade de um adolescente fazer exercícios físicos? Um adolescente com 15 anos pode freqüentar academia diariamente? E quais aparelhos pode usar?

Carolina Souza disse...

Dra meu filho tem a maior dificuldade para levantar pela manhã , ele já tem 18 anos. O que devo fazer para que ele tenha mais responsabilidade com os horários. Quando era pequeno eu sempre fui pontual com ele na escola e em todos os lugares onde ele ia.

Pedro disse...

Alguma dica para o problema relatado nesta matéria: Alguma dica para o problema relatado nesta matéria: http://www.filhoseinternet.com.br/?p=257 ?

Liana Clara disse...

As perguntas serão respondidas na próxima segunda, dia 20/7.

Anônimo disse...

Boa tarde, doutora

Tenho um filho único de 15 anos, que apesar de ser muito amado por mim e pelo pai, está sempre a dizer que ninguém gosta dele, que não se interessam por ele, que somos muito exigentes,... Na verdade a única exigência é que ele seja estudioso e tire boas notas (passou sempre de ano, mas é bastante preguiçoso). Há uns meses atrás e vendo o computador dele (mail e hi5) descobri que ele teve uma atracção por um rapaz e acha que é bissexual -sempre teve namoraditas e agora tem uma moça de 16 anos a quem já contou que é bissexual. Por outro lado, inventa/mente sobre nós os pais - vi no computador que escreveu à namorada que estava triste porque os pais estavam sempre zangados, e andavam a falar em divórcio e que se sentia um farrapo porque não lhe ligavam. Ora eu e o meu marido dá-mo-nos muito bem , raramente nos zangamos e nunca se falou em divórcio, pelo contrário estamos sempre a dizer-lhe que somos uma família e que queremos que ele participe por ex nas saidas em férias, mas ele diz que não gosta de ir para fora em férias, que é uma seca.
Pedia a sua ajuda: o que fazer? devo confrontá-lo com estes assuntos (já o fiz várias vezes indirectamente,mas o que me diz é o contrário do que escreve no computador com os colegas)...
Muito obrigada.

Liana Clara disse...

A sua resposta estará no blog na próxima segunda feira, dia 24/8.
Aliás temos sempre as respostas todas as segundas feiras.

Anônimo disse...

Bom dia doutora
Tenho um filho de 10 anos, e ele mente muito, por tudo, que fez lição de casa e não fez, que almoçou e joga a comina no vaso sanitario, muitas outras mentiras.
Meu esposo e eu conversamos sempre com ele, mas não adianta, continua mentindo. O que devemos fazer?
Agradeço imensamente a atenção.

Liana Clara disse...

Peço a quem for postar novas perguntas que faça o seguinte:
Clique em www.negociosdefamilia.com.br

e procure a segunda feira mais próxima, ali teremos sempre perguntas e respostas da Dra Mannoun. Postando ali fica mais fácil de encontrarmos a pergunta e assim poderemos responder. Muito obrigada, abraços

sonnya disse...

oi meu nome é sonia,tenho um folho de 15 anos e agora ele esta me causando um certo aborrecimento.ele andou tirando notas baixas nas provas e como ele se interessou pelo estudos eu tirei o video game e o computador dele.foi pior porque agora ate aulas ele eta faltando o que eu faço com um adelescente q antes era estudioso e agora nao esta mais se interessando nos estudos.estou apavorada e acabo pensando um monte de coisas ruins...

Liana Clara disse...

Sonnya sua resposta estará no blog na próxima segunda, dia 3 de outubro de 2011.
As respostas estão sempre na segunda feira após a data da pergunta feita.
É só clicar na palavra : BLOG e ver o tema da segunda.
Aguarde por favor até dia 3/10

Postar um comentário